Sabemos que está difícil manter as crianças cheias de energia dentro de casa, pensando nisso selecionamos algumas brincadeiras para entretê-los nesta pandemia de forma segura, divertida e dentro de casa.
Comece as brincadeiras:
AVIÃO PEGADOR: (MODERADO) Formação: Crianças dispersas a vontade, uma criança destacada: “o avião”. Desenvolvimento: A um determinado sinal, o elemento destacado sai em perseguição dos colegas imitando um avião. Aquele que se vir em perigo de ser apanhado, para equilibrando-se num pé só e eleva os braços lateralmente fazendo a figura de um avião. O perseguidor não poderá pegá-lo enquanto ele estiver nesta posição. Quando o avião conseguir apanhar uma criança ela irá substituí-lo.
BATATA QUENTE: (MODERADO) Material: Um lenço Formação: Crianças em círculo assentadas, um em pé no centro Desenvolvimento: Ao sinal, um jogador atirará o lenço que é a “batata quente” a outro. Sem demorar, este deve arremessá-lo a qualquer jogador. Enquanto isso, o do meio do círculo corre, procurando apanhá-lo (o lenço). Ao conseguir seu intento, tomará o lugar do jogador que o tiver arremessado e este irá para o meio do círculo.
CORRIDA DE AUTOMÓVEL: (ATIVO) Material: Dois bancos ou cadeiras Preparação: Jogadores separados em dois partidos ficarão sentados, de pernas cruzadas, dispostas em colunas, em frente a cada banco ou cadeira. Desenvolvimento: Ao sinal de início o primeiro jogador de cada partido se levantará e, correndo, passará atrás do banco; de volta, dará a mão ao segundo companheiro, levantando-o e seguirá com este ao fim da coluna onde se sentará. O segundo prosseguirá a corrida seguindo a ação do primeiro. Faltas: 1 – O jogador se levantar antes que o anterior lhe dê a mão; 2 – Não passar atrás da cadeira; 3 – Não permanecer sentado depois que tiver corrido; 4 – Sair do alinhamento.
CORRIDA DE GAFANHOTOS: (MODERADO) Material: 8 bases e 1 bola Formação: Os jogadores divididos em 2 partidos, são dispostos em 2 colunas, separadas uma das outras pelo espaço de 3 metros mais ou menos. Transversalmente as colunas, marcam-se as linhas de partida e a 3 metros colocam-se as 4 bases, distanciadas 1 metro uma das outras em frente de cada coluna. Preparação: Ao sinal de início, o primeiro jogador de cada grupo vai empurrando a bola entre as bases (em zigue-zague), até a última, quando inicia a volta da mesma maneira. Ao chegar a linha de partida, coloca-se a bola no chão e o segundo jogador repete a ação do primeiro ao qual vai colocar- se no final de sua coluna. Será vencedor o grupo, cujo último jogador atravessar com a bola em primeiro lugar a linha de partida.
ESCRAVOS DE JÓ: (CALMO) Material: Uma pedrinha para cada jogador Preparação: Crianças sentadas em círculo do qual faz parte o professor. Cada qual tendo uma pedrinha em sua frente. Desenvolvimento: Ao sinal de início e ao som da canção “os escravos de Jó”, entoada por todos os jogadores, em movimentos ritmados, passam a pedrinha que tem à frente, para o vizinho a direita. Cada qual vai então recebendo novas pedras, que manda para frente do vizinho a direita e trazem de volta à sua frente três vezes seguida, sem a largarem. A brincadeira continua com o recomeçar da música cuja letra é a seguinte: Os escravos de Jó, jogavam caxangá Os escravos de Jó, jogavam caxangá Tira, bota, deixa o Zambelê ficar Guerreiros com guerreiros fazem zig, zig, zá Guerreiros com guerreiros fazem zig, zig, zá Quem erra é excluído do jogo. Vitória: É dos últimos que conservam na roda.
ESTOU VENDO UMA COISA: (CALMO) Preparação: Crianças espalham-se a vontade no campo. Desenvolvimento: Um começa dizendo: “__estou vendo uma coisa…. amarela”, devendo cada criança tentar adivinhar qual dos objetos presentes, desta cor foi escolhida. Quem acerta continua a brincadeira anunciando: “__estou vendo uma coisa…. verde”, e assim por diante. O professor pode pedir ao aluno que lhe segrede o objeto pensado para evitar que eles mudem de objeto. Variantes: 1 – Estou vendo uma coisa de ferro. 2 – Estou vendo uma coisa que começa com a letra C.
GUARDA DO ZOOLÓGICO: (CALMO) Formação: Crianças em círculo. Uma criança no centro: o “guarda” Desenvolvimento: O guarda do zoológico indica várias crianças e grita: “__ Aqui estão os cachorrinhos”. A este sinal tais crianças imitam os cachorrinhos. O guarda então designa outras crianças e lhes dá o nome de outro animal que elas deverão imitar. Depois de ter dado 3 ordens o guarda escolhe seu substituto.
HÁ! HÁ: (CALMO) Preparação: As crianças sentam-se em círculos escolhendo-se uma para começar. Desenvolvimento: Ao sinal de início, o jogador escolhido exclama: “Há!” ao que a seguinte completa: “Há! Há!”, cabendo ao terceiro falar: “Há! Há!, Há!” e assim por diante. Antes mesmo de se completar a volta inteira do círculo, o grupo estará com muita vontade de rir, mas não poderá fazê-lo, pois quem ri paga prenda, vencendo ao cabo de alguns minutos, quem conseguir manter-se sério
JUQUINHA ESPERTO: (MODERADO) Formação: Crianças em roda numeradas de um até quanto forem as crianças num círculo. Desenvolvimento: A criança do meio dirá dois números de 1 a 30 (supondo que tenha 30 crianças), sendo que os números citados devem trocar de lugar, nesse intervalo, “Juquinha” tentará entrar num desses lugares. Quem não conseguir a vaga, ficará no centro.
MORTO E VIVO: (CALMO) Formação: Crianças pelo campo, desenvolvimento: Para iniciar o papai/mamãe diz: “morto”, sinal para que todos se agachem prontamente. Depois ordena “vivo” e todos se levantam depressa. A brincadeira continua variando os comandos.
MEU PAI TEM UMA LOJA: (CALMO) Formação: Os jogadores sentarão a vontade. Desenvolvimento: Um jogador dirá: “__ meu pai tem uma loja (ou armazém). Ele vende A….(arroz)”. Os companheiros sem que sejam obrigados, procurarão adivinhar o que significa a Letra A. O que conseguir acertar poderá escolher outra casa comercial e apresentar a inicial de qualquer coisa que se relacione com o novo gênero de negócio
MANDUCA MANDA: (CALMO) Formação: Crianças sentadas nas carteiras. O orientador a frente do grupo. Desenvolvimento: A brincadeira começa com a ordem do orientador: “__ Manduca Manda… levantar o braço”, por exemplo; à qual todos devem obedecer. Ele dá novos comandos, que exigem maior ou menor movimento, (ficar de cócoras, pular 3 vezes no mesmo lugar, fazer meia volta dar 4 passos para trás, etc.). Quando as ordens são precedidas pelas palavras “Manduca Manda” tem que ser atendidas, do contrário não devem sê-lo, cabendo a quem cumpre ser tirado do jogo, pagando ao final uma prenda. Assim sendo ao ouvirem “bater palmas” quem faz tal coisa erra. A vitória é de quem findo o tempo previsto, não houver pago prendas
MAMÍFERO, AVE OU PEIXE: (CALMO) Formação: Jogadores de pé ou sentados formam um círculo, exceto um que fica de fora, ou seja, no centro. Desenvolvimento: O do centro diz: “__ Mamífero, Ave ou Peixe”, volta-se na direção desejada e, imediatamente apontando a um dos companheiros, repete o nome de uma das três classes; conta neste momento, de modo rápido até 10. O indicado deve citar um animal desta classe antes que o outro termine a contagem. Se não o consegue ou se enumerar um animal já mencionado, vai para o centro. No caso contrário o do centro continua o jogo, repetindo sempre: “Mamífero, ave ou peixe”.
Nenhum texto contém direitos autorais, por tanto use, copie, principalmente transforme e divulgue!
Caso você encontre algum material que tenha direitos autorais, entre em contato, para que sejam dados os devidos créditos ou retirados do material.