Por mais cuidadosos que os pais sejam, é quase inevitável que pequenos acidentes aconteçam na rotina das crianças
Graças às brincadeiras, comuns na infância, encontrar curativos espalhados por diferentes partes do corpo do pequeno é comum. Por isso, saber alguns procedimentos para evitar complicações e possíveis infecções em ferimentos são fundamentais.
Primeiro passo – Verifique a gravidade
A primeira atitude é avaliar o tipo de machucado, levando em consideração seu tamanho e profundidade, para definir se o tratamento pode ser realizado em casa ou se o caso é mais sério e necessita de cuidados médicos.
Para avaliar, use como base o agente causador de cada um deles: objetos afiados, pontiagudos e lâminas geralmente provocam cortes (que são considerados mais graves de acordo com sua profundidade); já traumas mecânicos como, por exemplo, quedas e esbarrões, resultam em escoriações e arranhões (em que ocorre a perda de uma área da pele e o sangue surge na forma de pequenas gotas sobre a superfície lesada).
Segundo passo – Higienização
Em ferimentos superficiais, como cortes leves, arranhões e escoriações, é importante realizar a limpeza com bastante água corrente e sabão neutro e, em seguida, secar a região com o uso de discos de algodões, que são compactos e não soltam pelos. Se o sangramento persistir, pode-se utilizar hastes flexíveis com movimentos suaves de compressão para controlá-lo. Normalmente, nesses casos, a cicatrização se inicia e forma-se uma “casquinha” sobre a ferida. Esta deve ser preservada, para manter o ferimento fechado e isolado do meio ambiente.
No entanto, quando o machucado é mais profundo e o sangramento mais abundante, recomenda-se remover possíveis fragmentos e a sujeira rapidamente, comprimir o local para estancar o sangue e encaminhar o ferido para unidade de atendimento de emergência.
Terceiro passo – Proteção e cicatrização
Em ferimentos expostos, em que se observa vermelhidão e cortes pequenos ainda abertos, o uso de curativos são altamente recomendados para proteger a região de esbarrões – o que poderia reabrir a ferida e causar um novo sangramento – e, principalmente, de micro-organismos que podem ocasionar infecções. Além disso, os curativos proporcionam um ambiente favorável para a cicatrização, já que possuem estrutura que ajuda a absorver possíveis líquidos liberados pelo ferimento, mantendo-o limpo e seco, diminuindo também o risco de contaminações externas.
Para ajudar mamães e papais, a York conta com uma linha especial para auxiliar no tratamento e cuidados de cortes, arranhões e escoriações, são algodões em disco, hastes flexíveis e curativos com almofada coberta por tecido que não adere a ferida.
Conheça todos os produtos: