Sempre Materna

Segurança alimentar em tempos de COVID-19

Bem-estar (7)

Distanciamento social, lavar as mãos, não tocar no rosto e desinfetar superfícies são algumas das maneiras de evitar contrair o SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19. Mas e a comida que você come? Você pode ficar doente com a COVID-19 ao comer frutas, vegetais e outras comidas contaminadas?

A Dra. Abinash Virk, especialista em doenças infecciosas, diz que o risco de exposição pela comida é desconhecido, mas provavelmente muito baixo. Mas sugere que as pessoas lavem certos alimentos antes de consumi-los. O maior risco de contrair o vírus pela comida seria se você tocasse a comida que foi exposta e tocar seu rosto, nesse sentido é melhor lavar suas mãos antes e depois de manusear a comida e lavar frutas e vegetais com casca antes de comê-los. O vírus somente dura em objetos, como alimentos, de um a três dias.

Cozinhar mata o vírus

“Existe uma coisa boa sobre o vírus SARS-CoV-2,” diz a Dra. Virk. “Ele é o que nós chamamos de vírus ‘envelopado’. E um vírus envelopado é um pouco mais suscetível ao calor, branqueamento, secagem e antissépticos. É mais fácil matá-los do que alguns outros vírus. Então aquecer um vegetal ou aquecer alguma comida vai inativar o vírus.”

Lave frutas e vegetais com água e sabão o risco é pequeno, mas você não sabe se foi manuseado por alguém que está ou não doente. “Fique no lado seguro.” Quando você come uma fruta que descascou, como uma banana, você não precisa lavá-la antes. Mas ela sugere que você lave as mãos antes e depois de descascar a fruta e antes de você tocar a parte comestível de dentro.

Delivery de Comida e a COVID-19

Ao pedir comida por delivery, lavar as mãos antes de tocar nas embalagens. Depois tire o conteúdo, lave suas mãos de novo e aproveite sua comida.

 

 

Fonte: Dra. Abinash Virk – especialista em doenças infecciosas