Sempre Materna

Como motivar os filhos a gostarem de aprender?

shutterstock_72581203

Pequenos truques para os pais ajudarem os pequenos a vencer a barreira do aprendizado

 Os pequenos precisam, desde muito cedo, desenvolver prazer e curiosidade de aprender e nunca considerar aprendizado como obrigação. Mandá-los estudar porque tem prova ou como castigo, são formas de demonstrar que aprender é algo chato. Criar condições para que o aprendizado seja lúdico e divertido, incentiva as crianças gostarem de descobrir coisas novas, durante toda a vida.

Os pais servem como espelhos para os filhos, e são deles que a vontade de aprender surge. É necessário que os exemplos das crianças queiram e gostem de ler ou pelo menos se informar do que acontece na sociedade. Ficar por dentro do que a criança aprende na escola é importante para saber até onde o interesse  dela vai.

Para que o aprendizado não fique limitada, existem formas para variar a rotina e ser natural estudar. Diferentes atividades de lazer precisam existir em casa, para que ninguém seja viciado em hábitos banais, como assistir TV, jogar videogame, redes sociais, entre outros. Ou seja, se somar um pouco de tudo isso, não sobra tempo para nada relevante no dia. Ler um livro, tocar um instrumento, assistir ao noticiário, discutir opiniões, são costumes que podem diferenciar o cotidiano, principalmente, dos filhotes, segundo Rosangela Souza, diretora da Companhia de Idiomas e do ProfCerto.

 A paciência é algo que todos precisam para viver em harmonia com os acontecimentos da vida. Os pais que atendem seus filhos todas as vezes no momento em que eles querem, estão prejudicando a personalidade de um futuro cidadão. Cientistas afirmam que crianças mimadas podem ter problemas  no trabalho, por não ter foco. Ensinar que tudo tem sua hora e data é de responsabilidade da família.

Para que tudo isso aconteça, associar o aprendizado a momentos prazerosos em família pode ser uma saída. Se o objetivo, por exemplo, é o aprendizado do inglês, você deve propor jogos de vocabulário, ler para historinhas em inglês, assistir a desenhos ou séries em inglês, ouvir música juntos pode auxiliar e ser divertido. Com o tempo, os pequenos descobrem que não existe mais o termo “terminei meus estudos” ou “me formei”. Aprendizado é constante, por isso a maior herança que podemos deixar é a curiosidade e o prazer de aprender.