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Contato de bebês com língua estrangeira facilita o aprendizado

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Aulas de inglês, espanhol, francês, alemão e japonês. Pesquisas apontam que quanto mais precoce  a criança tem acesso a uma segunda língua mais definitiva será a aquisição desse idioma. “A  infância é realmente a fase mais favorável à aquisição de uma segunda língua sem sotaque, pois justamente nesse período de crescimento acelerado o cérebro está formando suas estruturas nervosas básicas”, explica  Renato Ferreira, diretor da Maple Bear Canadian Scholl Morumbi.

Para facilitar ainda mais algumas escolas utilizam um processo chamado imersão em inglês. “O aluno desenvolve fluência  no idioma, de forma natural. O inglês  é utilizado na vida diária da criança, em atividades interessantes e motivadoras como brincar, cantar, desenhar”, explica ele.

Comprovado!

Um estudo realizado com bebês italianos  publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences  comprova as vantagens do ensino bilíngue.  Os médicos Agnes Kovacs e Jacques Mehler da International School for Advanced Studies em Trieste, na Itália,  observaram 40 bebês, metade deles criados em uma só língua, enquanto que a outra era de lares bilíngues.  Assim, eles puderam comparar o desenvolvimento dos dois  grupos levando em consideração tarefas que necessitavam de controle da “função executiva”.

Cada uma das crianças foi colocada diante de uma tela, divida em dois. De tempos em tempos, um personagem de desenho animado aparecia em um dos espaços. Um segundo antes de a figura surgir, os pesquisadores pronunciavam uma palavra. Os bebês bilingues conseguiram perceber que cada palavra era associada ao lugar onde o desenho iria aparecer, e assim olhavam para o lado certo antes mesmo de a figura surgir.

Os bebês que provinham de famílias monolíngues tiveram dificuldade em entender o processo e não conseguiram descobrir onde o desenho apareceria apenas escutando a palavra.