Publicado inicialmente no livro “Insônia”, “Luciana” narra os conflitos de uma menina inquieta que não entende muito bem o universo dos adultos
“Esta menina sabe onde o diabo dorme”. A frase, que Luciana ouve o tio dizer sobre ela, deixa a menina assustada, mas também cheia de si. E ainda um pouco confusa: porque a verdade é que Luciana não tem muitas informações sobre o diabo, menos ainda de onde a criatura fixa residência.
Nesta história – inicialmente um conto publicado em 1947 no livro “Insônia” – Graciliano narra com lirismo os conflitos da inquieta Luciana que, ao mesmo tempo em que cria uma personagem para sentir-se mais moça, ainda não entende muito bem o mundo dos adultos.
“Luciana” é o segundo lançamento de um projeto criado pela Galerinha para apresentar a obra de Graciliano, um dos mais importantes autores da literatura brasileira, ao público infantil. A série começou com “Minsk”, publicado em 2013. Ambos ganharam as ilustrações da pernambucana Rosinha, vencedora de vários prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e do Prêmio Jabuti.
TRECHO:
“Luciana avizinhou-se do sofá nas pontas dos pés, imitando as senhoras que usam sapatos de tacão alto. Gostava desse exercício, convidava a irmã para brincar de moça. Encolhida e pálida, Maria Júlia cambaleava – e Luciana se arranjava só; prendia cordões numa caixa vazia, que se transformava em bolsa, com um pedaço de pau armava-se de sombrinha e lá ia remedando um pássaro que se dispõe a voar, inclinada para a frente, os calcanhares apoiados em saltos enormes e imaginários. Assim aparelhada, chamava-se d. Henriqueta da Boa-Vista.”
Título: LUCIANA
Graciliano Ramos
Páginas: 32
Editora: Galerinha | Grupo Editorial Record
Fonte:Grupo Editorial Record