Sempre Materna

Convivência intergeracional incentiva aprendizado

convivencia

O Dia da Avó é comemorado no dia 26 de julho. A data foi escolhida no dia de Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo. Apesar dos vínculos sanguíneos, elas representam mais que parentesco, afinal, já foram mães e agora no papel mais maduro, mas não menos admirável, estão sempre por perto dos netinhos e de toda família. Dedicadas, alegres, espertas, carinhosas e, por que não, protetoras?

De acordo com a psicóloga, Olga Tessari, mimar o neto é característica comum das vovós. Além disso, se sentem úteis e parte do laço familiar. Para a criança, diversão, afeto e aprendizado são alguns dos benefícios desta relação. “Quando desempenhavam a função de mãe estavam mais preocupadas com a questão da educação dos filhos. Agora, representam sabedoria, experiência, dedicação e carinho para com os vindouros.”

Contadoras de histórias
Ouvir as histórias do passado, tanto da família, descendentes ou da própria vovó, ajuda na aquisição do respeito aos antepassados, a compreender limitações, além de proporcionar diversão e aventura para ambos. “Os relatos contados pelas progenitoras aguçam à imaginação das crianças e estimula a criatividade, aspectos que auxiliam no desenvolvimento intelectual”, relata a psicóloga.

Casa da vovó
As reuniões familiares trazem momentos prazerosos para todos, com as crianças não é diferente. Segundo Olga, o neto deve frequentar regularmente a casa dos avós, pois as visitas servem como estímulo para a troca de informações.  A refeição é outra oportunidade para aproximá-los, principalmente porque o cardápio diferente do habitual pode ser atrativo.

Ajudando a mamãe
Como uma boa fonte de consultas, já que gerações diferentes aprenderam de formas distintas, as avós podem ajudá-la nos cuidados com o bebê. “A ocasião é ideal para compartilhar conhecimentos e também conhecer novas maneiras de cuidar do novo membro da família”, aconselha a profissional.

Vovó x aprendizado
Ainda de acordo com a psicóloga, o contato entre os dois mundos influencia no desenvolvimento emocional, cognitivo e social da criança. Eles ficam mais ágeis para estudar e adquirem valores. “A convivência favorece também a aceitação de limites, como por exemplo respeitar os idosos, e conhecimento de hierarquia, como quem ele deve obedecer”, explica.

Atenção
Já sabemos que a presença da vovó é importante para formação do vínculo familiar e para o desenvolvimento infantil. Mas, mamãe e avó devem conversar abertamente a fim de tornar essa relação afetuosa, sem exageros (como fazer todas as vontades do neto), para que isso não prejudique a educação do filho. “É um diálogo difícil, mas se for conduzido com tranquilidade, pode trazer bons resultados”, aconselha Olga Tessari.

Para comemorar
Aproveite esta data para um chá da tarde especial. Não se esqueça de que o maior presente é a presença do netinho! Na cozinha, que tal preparar o clássico bolinho de chuva? Veja a receita:

Bolinho de chuva

Ingredientes

2 ovos
2 colheres de açúcar
1 xícara de chá de leite
1 colher de sopa de fermento
Óleo para fritar
Trigo para dar ponto
Açúcar e canela

Modo de preparo

1- Misture todos os ingredientes até ficar uma massa consistente;

2- Deixe o óleo aquecer e quando estiver bem quente;

3- Em formato de bolinhas, coloque-as na panela;

4- Abaixe o fogo para que o bolinho não fique queimado;

5- Quando estiverem douradinhos, coloque-os sobre papel absorvente;

6- Passe-os no açúcar com canela e sirva.