O que é o albinismo? O albinismo é uma condição genética caracterizada pela dificuldade de produzir melanina, substância que produz a coloração de pele, olhos e cabelos. Por conta das alterações na produção de melanina, podem existir diferentes graus de albinismo, de acordo com a pigmentação, afirma a dermatologista Andréia Ramos, médica da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia)
Cor dos Olhos: Os olhos dos albinos também possuem a coloração afetada, geralmente são azuis ou violetas, mas ainda é possível existir crianças albinas com os olhos vermelhos ou castanhos. No entanto, existem ainda crianças albinas que tem o cabelo e os olhos castanhos e a pele não é tão clara. E se ainda estas características forem semelhantes à de seus pais e familiares, a doença pode até passar despercebida.
Problemas de Baixa Visão
O Albinismo causa maior prejuízo mesmo à pele e aos olhos. A criança albina apresenta problemas de baixa visão e em casos extremos pode levar até a cegueira, por conta de um desenvolvimento deficiente da retina e problemas na conexão do nervo ótico. Este é um dos motivos que o oftalmologista é um dos especialistas que podem contribuir para um diagnóstico mais preciso da doença.
Pele Mais Sensível
Com relação a pele da criança albina, os cuidados precisam ser extremos para protegê-la do contato com os raios solares, por ser um a pele muito branca, devido à falta de melanina, é muito sensível e precisa sempre estar protegida, coberta com roupas compridas sempre que possível e muito protetor solar. Toda esta proteção é ainda mais importante para os albinos porque eles possuem maior probabilidade de contrair o câncer de pele.
O albinismo é uma doença congênita que ainda não tem cura e pode afetar qualquer pessoa, independentemente da nacionalidade, raça ou nível social. Para uma criança nascer albina basta que seus pais tenham o gene do albinismo.
Fonte: noticias.r7.com