Segundo o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como dr. Bactéria, a manipulação dos alimentos destinados às mulheres grávidas deve ser efetuada com uma série de cuidados e recomendações. “Qualquer enfermidade em uma gestante pode afetar seu bebê ao nascer e os recém-nascidos têm o sistema imune e também imaturo para desenvolver uma resistência adequada” completa ele.
Conselhos & Dicas
– NUNCA coma carne, aves, peixes ou frutos do mar crus (especialmente ostras e moluscos).
– NÃO BEBA leite cru ou não pasteurizado, ou comidas feitas com leite cru.
– Tenha certeza que o alimento está bem cozido.
– DESCONGELAMENTO tem que ser feito na geladeira ou no microondas somente pouco antes de cozinhar. Não descongele alimentos na pia ou balcões, as bactérias multiplicam-se depressa em temperatura ambiente.
– PREPARAÇÃO de COMIDA. Lave as mãos, utensílios e placas de corte com água morna, saponáceo antes e depois de preparar alimentos ou manipular carnes ou aves cruas.
– As tábuas, tanto de plástico como de madeira, devem ser higienizadas com uma solução de 01 de colher de chá de alvejante (a base de cloro) por litro de água.
– NUNCA deixe alimentos na temperatura ambiente por mais de duas horas. Divida-os em recipientes rasos para o rápido resfriamento na geladeira.
Saiba que Listeria monocytogenes é uma bactéria causadora de Doenças Veiculadas por Alimentos (DVA) e pode causar aborto ou enfermidades em recém-nascidos. Essa bactéria já foi encontrada em leite não pasteurizado, queijos macios, cachorro quente (salsicha), carnes de refeições e manteiga.
Para controlar Listeria, refrigere qualquer alimento perecível
Não compre ou use alimentos com data de validade vencida.
Evite carnes cruas ou semi-cruas.
Fonte: Andrea Feliconio Assessoria de Imprensa