Dr. Bactéria alerta as gestantes sobre os cuidados com alimentação
Quando falamos de doenças veiculadas por alimentos, quatro grupos devem ser levados em consideração, são os chamados grupos de risco: pessoas imunodeprimidas (pósoperatório, câncer, AIDS, etc), idosos acima de 60 anos, crianças menores de cinco anos e mulheres grávidas.
“A manipulação dos alimentos destinados às mulheres grávidas deve ser efetuada com uma série de cuidados e recomendações. Qualquer enfermidade em uma gestante pode afetar sua criança ao nascer, cujo sistema imune é também imaturo para desenvolver uma resistência adequada”, ressalta o biomédico Roberto Martins Figueiredo, o famoso Dr. Bactéria.
Alertas para grávidas:
– NUNCA coma carne crua, como “bife tartar” (um prato de carne moida crua temperada), aves ou frutos do mar (especialmente ostras cruas e moluscos).
– NÃO COMA crua ou mal-passada ovos ou qualquer comida que os contenha como Caesar salada, musse, alguns pudin s, sorvete caseiro e maionese caseira.
– NÃO BEBA leite cru ou não pasteurizado, ou comidas feitas com leite cru.
– NÃO COMA queijos suaves como, Brie, Camembert, Queijo Branco Fresco, Ricota, iogurte caseiro.
– EVITE alimentos tipo “delicatessen” e reaqueça completamente carnes do almoço ecachorros quentes.
– Tenha certeza que o alimento está bem cozido com nenhuma área rosa em hambúrgueres, carne, aves ou frutos do mar. O peixe deve ser adequadamente cozido.
– Antes de comer recheios dentro de aves inteiras, esteja certo que a temperatura alçançou na cocção, 740C.
Cozinhe Completamente
“Use um termômetro para estar certo que os alimentos alcançaram 720C para eliminar alguma bactéria presente. Aves inteiras devem alcançar 820C; peitos, 770C. Para carnes e aves, não devem apresentar nenhuma cor e sucos rosas, a cor correta devia correr clara. Os ovos deviam ser bem cozidos, tanto a gema quanto a clar a e esta deve se apresentar branca”, explica dr. Bactéria.
Mais dicas -Manipulação de comida segura
– COMPRAS. Não compre vasilhas ou jarras de vidro com dentes, rachaduras ou tampas estufadas. Isto pode ser um sinal que o alimento contém microorganismos prejudiciais.
– ARMAZENAMENTO FRIO. Escolha os alimentos perecíveis como última compra antes da saída do supermercado. Vá diretamente para casa e refrigere ou congele o alimento imediatamente. Utilize um termômetro para estar certo que os equipamentos se encontram nas temperaturas corretas, refrigerador (40C) e congelador (-170C) mantenha os alimentos em temperatura segura.
– Estocar enlatados em local fresco, seco, para uso dentro de um ano. Nunca estocar sobre o fogão, debaixo da pia ou em uma garagem úmida ou porão.
– DESCONGELAMENTO. Não descongele alimentos na pia ou balcões. A bactéria multiplica depressa em temperatura ambiente.
– Descongele os alimentos na geladeira, em água fria ou no microondas somente pouco antes de cozinhar.
– PREPARAÇÃO de COMIDA. Mantenha as áreas do trabalho limpas. Lave as mãos, utensílios e placas de corte com água morna, saponáceo antes e depois de preparar alientos ou manipular carnes ou aves cruas.
– As placas de corte, tanto de plástico como de madeira, devem ser sanitizadas com uma solução de 1 de colher de chá de alvejante a base de cloro por litro de água.
Segundo o biomédico Roberto, nunca devemos deixar alimentos a temperatura ambiente por mais de duas horas. “ Divida os alimentos em recipientes rasos para rápido resfriamento na geladeira.Refrigere prontamente.Para bufês, mantenham alimentos frios, frios, e alimentos quentes, quentes e tudo limpo. Boa gestação”, finalize dr. Bactéria.
Fonte: Dr. Bactéria – Andrea Feliconio