A mãe que deseja o melhor para seu filho, precisa dedicar – se à sua saúde bucal. A cárie é uma doença transmissível. Se você tiver focos de infecção ou bactérias que provoquem a carie em atitudes como um beijo na boca, assoprar um alimento, alimentar-se do mesmo sanduíche ou usar o mesmo talher, você poderá transmitir doença.
A cárie é uma doença cujos fatores causais predominantes são a contaminação e a transmissão de hábitos inadequados.
Deixe as bactérias de lado: envolva seu filho apenas com carinho e amor.
Mamãe: cuide de sua higiene bucal e busque tratamento adequado. Siga as orientações de um profissional e saiba que depois de realizados os tratamentos necessários, as profilaxias periódicas (limpezas) podem ser feitas até o final da gravidez.
Aleitamento: sinta-se ainda mais recompensada.
Além da importância do leite materno como máxima qualidade de alimentação a ser fornecida a um recém-nascido, do ponto de vista odontológico, deve-se saber que:
A criança que recebeu o aleitamento natural por aproximadamente 6 meses tem maior chance de ter boa oclusão dentaria, ou seja, terá maior chance de ter espaço suficiente para todos os dentes e função mastigatória perfeita.
O bebê tem necessidade fisiológica de sucção que dura de 9 a 12 meses, e sua necessidade psicológica pode ser mais prolongada.
Portanto, a amamentação deve cumprir sua função e então, de acordo com orientação médica, e hábitos do bebê devem ser gradativamente substituídos por outras formas complementares de alimentação.
Lembre-se: amamentação natural é Ortodontia Preventiva gratuita.
Permitir que seu bebê adormeça enquanto estiver sendo amamentado ou tomando mamadeira pode causar cáries se sua boca não for higienizada.
CUIDADOS COM O SEU BEBÊ
Higienização: Pelo menos duas vezes ao dia, após as refeições e mamadas.
A higienização noturna é a mais importante, pois nessa hora o fluxo salivar diminui e o leite envolva os dentes a noite toda. Os micro-organismos formam ácidos que passam a atacar o esmalte formando as cáries.
O ideal no caso dos bebês é usar a dedeira estimuladora para os rebordos e primeiras dentinhos e dedeira e toalha ou fralda úmida para os dentes e mucosa.
Com o passar do tempo, o bebê quer imitar os pais, o que pode ser estimulado com a escova adequada.
A primeira escovação deve ser feita pelos responsáveis e depois o bebê brinca, sempre supervisionado por adultos atentos.
Cuidados:
Nunca deixar a criança nadar com a escova de entes na mão. Para o bebê aprender os movimentos corretos, sem riscos de machucar-se, utilize uma escova com formato adequado;
Não deixar pasta dental, fio dental e solução de flúor ao alcance das crianças;
Não usar excesso de pasta dental. Utilize pasta dental para bebês;
Procurar escovar os dentes antes da criança adormecer. Higienize bochechas, língua e rebordos, onde ainda não erupcionaram os dentinhos;
Se já tiver adormecida, use a dedeira de toalha ou fralda úmida para higienização e estimulação.
Após a escovação:
Fralda úmida ou dedeira de toalha na bochecha, língua e palato; lembre-se de que o bebê não sabe bochechar e cuspir);
Eliminar hábito de alimentar crianças adormecidas;
Escovar sobre os dentes ( oclusal ), lingual (por dentro) e vestibular (por fora);
Esforce-se para escovar também a língua;
Não espere que a crianças se comporte perfeitamente para iniciar a higiene bucal. OS bons hábitos devem ser introduzidos pelos pais;
Os dentes existem para serem usados. A criança deve mastigar e ser reabilitada para tanto.
Ordem dos alimentos para ingestão:
- Bolo doce, iogurte ou bolacha (alimentos cariogênicos):
- Alimentos mais fibroso (integral) fruta, queijo, amendoim.
Sugestão de alimentação variada:
Grãos, queijos, pães integrais, pratos criativos, massas integrais, frutas diversas da temporada, frutas secas, amêndoa, castanhas e carnes brancas.
Cereais, aveia, trigo, soja, feijão azuki, grão de bico, feijão branco, ervilha.
Observações:
Lembre-se, no entanto, de que nenhum alimento dispensa escovação posterior.
As mamadeiras com muitos ingredientes farão com que o apetite de seu filho para outros alimentos diminua ainda mais.
Os refrigerantes colocados em mamadeiras poderão tornar-se um mau hábito difícil de ser corrigido.
Os iogurtes industrializados são muito solicitados pelas crianças, principalmente as frequentadoras de supermercados. Lembre-se de que sendo ácidos e doces, tornam a higienização necessária.
Horário e frequência corretos:
Desencorajar alimentação entre as refeições para que, com o passar da idade, sejam estabelecidos bons hábitos e se evite o aparecimento de cáries.
Evitar o consumo excessivo de leite, o que servia para diminuir o apetite e desejo por outros alimentos básicos.
Caso seu filho se alimente de guloseimas durante todo o dia, consequentemente não sentirá apetite durante as refeições principais.
A mastigação correta estimulará o desenvolvimento sadio das arcadas dentárias.
Caso a criança estiver debilitada ou sem apetite por qualquer motivo, procure alimentá-la com uma boa sopa ao invés de fazê-lo com a mamadeira de leite.
Resumindo:
Deve-se desenvolver a saúde da criança com uma boa higiene oral, uma alimentação cuidadosa, aumentando assim a capacidade de defesa do organismo.
Uma alternativa viável sempre pode ser encontrada para seu caso.
Nos hábitos desenvolvidos nesta fase, conduzirão a uma adolescência mais saudável e bonita, sem cáries.