Sempre Materna

Da imaginação nascem nossas histórias… E das histórias, as nossas memórias

pula

Inspirado na literatura, Tantas Artes oferece uma programação gratuita para a criançada nos sábado e feriado de outubro, no Sesc Consolação

teatro

Mestre Valdeck de Garanhuns, Cia São Jorge de Variedades, a Banda Mirim e Chico César são alguns dos destaques da programação

Inventar, escrever, contar histórias, ilustrar estas histórias, criar personagens, imaginar seu jeito, sua feição… O universo de criação de histórias e as formas de contá-las vêm rechear a programação do Tantas Artes de outubro, no Sesc Consolação. São contações de histórias, oficinas, apresentações e brincadeiras, cada dia uma atividade diferente, tudo gratuito, aos sábados e no feriado de 12 de outubro.

Como hoje dia 12 de outubro é feriado, e feriado é quase um sábado no meio da semana, das 10h às 16h, todo mundo vai poder tomar um Banho de Leitura, em uma instalação que traz uma minibiblioteca acoplada a uma banheira bem confortável, é só escolher o título e refrescar-se com a leitura. Às 11h, tem o espetáculo São Jorge Menino, com Cia São Jorge de Variedades, que conta a história de um menino de rua, que dorme em cima de uma estátua de São Jorge no momento de sua inauguração. Às 14h, tem o lançamento do livro O Agente Laranja e a Maçã do Amor, de Chico César, que participa de um bate-papo com o escritor mirim Gustavo Gomes, autor de Meu Universo (Essencial/2015). E para encerrar a programação do Dia das Crianças, às 16h, a Banda Mirim Canta Buda, um show inédito que mistura músicas próprias com outras que surgiram durante a última pesquisa do grupo sobre a aventura do príncipe Sidarta, que abandonou os prazeres de seu palácio para compreender o sofrimento do mundo real, tornando-se o Buda. A apresentação conta com a participação de Anelis Assumpção, Chico César e Arícia Mess.

No dia 15, a diversão continua com o Mestre Valdeck de Garanhuns e Benedito, o Boneco! que a partir das 12h30 leva prosa, brincadeiras e histórias para vários espaços da unidade. Às 14h, o Mestre Valdeck vai contar a história O Amarelo Sabido, sobre o Zé doidinho que vivia com sua mãe em uma casinha no sertão pernambucano e era cheio de presepadas e artimanhas, e, às 15h, o mestre se une a Regina Drozina para ministrar uma oficina de Impressão em Xilogravura, ensinando para os pequenos um pouco sobre essa técnica tradicional de gravar uma imagem na madeira e reproduzir no papel.

 

O dia 22 está repleto de aventuras em Três histórias! ,  contação que será apresentada por Márcia Brito, a partir das 14h, que, como o nome indica, traz três histórias baseadas em livros: O Reizinho que Só Falava Sim, do livro homônimo escrito pelo autor e ilustrador Fê, Vida de Piolho, do livro Sete Histórias para Contar, de Adriana Falcão e Chico Cambeva no Fundo do Martelo, de Joaquim de Almeida. Depois de ouvir, às 15h, é hora de soltar a imaginação e criar seus personagens com retalhos e arame na oficina Peixinhos do Mar. Às 16h, para encerrar o dia, tem a oficina O Livro da Imagem, com Claudia Cascarelli, ilustradora, que apresenta técnica de impressão por meio de materiais alternativos para criar formas gráficas e ilustrar as histórias.

No último sábado do mês, dia 29 de outubro, às 14h, Lucilene Silva conta a história Eu vi as Três Meninas, baseada em seu livro Eu vi as três meninas, música tradicional da infância na Aldeia de Carapicuíba, que traz um registro de histórias de mães, avós e bisavós de comunidades de migrantes de vários estados brasileiros que vivem em São Paulo. E às 15h, Claudia Cascarelli volta ao Sesc Consolação para a última atividade do Tantas Artes do mês de outubro, a oficina  O Livro Continuado, em que os participantes são instigados dar continuidade a uma narrativa a partir de suas ilustrações.

pula2

Programação – Tantas Artes – Da Imaginação Nascem as Histórias e das Histórias as Nossas Memórias

 

 

  • Dia 12/10, quarta-feira

10h às 16h – Banho de Leitura. Instalação

Banheiras com almofadas, cadeiras de praia, guarda-sóis e uma biblioteca com mais de 40 livros convidam a todos para um banho de leitura a céu aberto na rua Dr. Vila Nova.

Entrada da Unidade

 

11h – São Jorge Menino. Espetáculo com a Cia São Jorge de Variedades

A história de Jorge, um menino de rua que dorme em cima de uma estátua de São Jorge no momento de sua inauguração. Ao retirar os panos que cobrem a estatua, todos ficam em dúvida sobre o verdadeiro santo, o menino ou estátua. E assim, Jorge começa a caminhar e levar o público por uma verdadeira saga de São Jorge.
Entrada da Unidade

14h – O Agente Laranja e a Maçã do Amor. Lançamento do livro de Chico César, com bate-papo com Gustavo Gomes.

O escritor mirim Gustavo Gomes, autor de Meu Universo (Essencial/2015), entrevista o artista Chico César. Num ambiente descontraído Gustavo pergunta sobre o processo criativo do escritor, os livros infantojuvenis que marcaram sua vida, pede dicas e compartilha seus anseios de jovem autor.

Área de Convivência.

 

16h – Banda Mirim Canta Buda. Show com Banda Mirim e convidados: Anelis Assumpção, Arícia Mess e Chico César.

Show inédito que mistura músicas próprias com outras que surgiram durante a última pesquisa da Banda Mirim, que se prepara para estrear um novo espetáculo sobre a aventura do príncipe Sidarta. A antiga história conta que Sidarta abandonou os prazeres de seu palácio para compreender o sofrimento do mundo real. Assim, ele alcançou a iluminação do espírito, tornando-se o Buda. Convidados: Anelis Assumpção, Chico César e Arícia Mess.
Haverá ainda o lançamento do segundo número da Revista Banda Mirim, que conta em detalhes todo esse processo e que será distribuída gratuitamente.

Ginásio Vermelho – 2º andar

Limitado a capacidade do espaço – Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento

 

  • Dia 15/10, sábado

12h30 – Mestre Valdeck de Garanhuns e Benedito, o Boneco! Intervenção

Muita prosa e diversão com o Mestre Valdeck de Garanhuns e Benedito, o boneco!

Diversos espaços da unidade.

 

14h – O Amarelo Sabido. Contação de histórias com Valdeck de Garanhuns.

Zé doidinho vivia com sua mãe em uma casinha no sertão pernambucano e era cheio de presepadas e artimanhas. Zé doidinho resolve abandonar a casa em busca de aventuras e diz à mãe que quando encontrasse a felicidade ele voltaria para buscá-la.

Livre adaptação do conto homônimo do livro Mitos e Lendas Brasileiros em Prosa e Verso de Valdeck de Garanhuns.

Espaço de Leitura

 

15h – Impressão em Xilogravura. Oficina Valdeck de Garanhuns e Regina Drozina.

Xilogravar é entalhar, gravar uma imagem na madeira, reproduzir no papel e se deslumbrar com a beleza da criação. O objetivo é apresentar a xilogravura como célula master de todo e qualquer processo de impressão.

Vagas limitadas – retirada de ingresso com meia hora de antecedência na Central de Atendimento
Sala Alfa

  • Dia 22/10, sábado

14h – Três histórias! Contação de histórias com Márcia Brito.

Serão contadas histórias baseadas em livros nos livros: O Reizinho que Só Falava Sim, de Fê – Esta é a história de um menino que um dia vai ser rei e que descobre que entre o sim e o não existem outras palavras. Vida de Piolho, do livro Sete Histórias para Contar, de Adriana Falcão – Era uma vez um piolho filósofo que vivia pensando se afinal de contas valia a pena ser piolho, se fazia sentido ou não continuar mordendo a cabeça das pessoas. Chico Cambeva no Fundo do Martelo, de Joaquim de Almeida – Chico Cambeva sai para canoar no mar e nem desconfia do que está para lhe acontecer: ao sentir uma fisgada mais forte e um animal imenso e assustador acaba por tragá-lo para dentro das profundezas do oceano.

Espaço de Leitura

 

15h – Peixinhos do Mar. Oficina com Márcia Brito.

Depois de ouvir as divertidas histórias de Marcia Brito, é hora de soltar a imaginação e criar seus personagens da história “Chico Cambeva no Fundo do Martelo”. Com retalhos e arame as criações serão inusitadas e únicas!

Sala Delta

Vagas limitadas – retirada de ingresso com meia hora de antecedência na Central de Atendimento

16h – O Livro da Imagem. Oficina Com Claudia Cascarelli

Neste encontro os participantes aprenderão a técnica de impressão por meio de materiais alternativos. Criar formas gráficas para ilustrar as histórias será a brincadeira da vez!

Sala Delta

Vagas limitadas – retirada de ingresso com meia hora de antecedência na Central de Atendimento

  • Dia 29/10, sábado

14h – Eu Vi As Três Meninas. Contação de histórias com Lucilene Silva.

Baseada no livro “Eu vi as três meninas, música tradicional da infância na Aldeia de Carapicuíba” de Lucilene Silva, esta contação traz a história de três meninas que vivem a fazer tudo juntas na comunidade onde vivem.
Espaço de Leitura

 

15h – O Livro Continuado. Oficina com Claudia Cascarelli

Para fazer suas ilustrações os participantes da oficina serão instigados através de formas sugestivas que estamparão as páginas oferecidas para as criações. Aqui as possibilidades de materiais para completar a ilustração serão variadas.

Sala Delta

Vagas limitadas – retirada de ingresso com meia hora de antecedência na Central de Atendimento

 

Serviço:

Tantas Artes – Da Imaginação Nascem As Histórias E Das Histórias As Nossas Memórias

Dias 12, 15, 22 e 29/10

Livre

Grátis

Sesc Consolação
Rua Doutor Vila Nova, 245
3234-3000

Fonte: Sesc Consolação