O Dia de Finados dos Mexicanos e sua comemoração alegre sobre a morte pode render ótimas atividades coloridas para não assustar e entristecer as crianças
Uma das mais importantes celebrações do México, com raízes indígenas e adaptada para o calendário católico é o Dia de Los Muertos (Dia dos Mortos), que ocorre em todo o país dia 02 de novembro. Antes da chegada dos Espanhóis, há registros de celebrações parecidas entre os maias, astecas, purépechas, nauatles e totonacas, povos indígenas que habitavam a América Central antes da invasão.
Como uma forma de homenagear os mortos, as celebrações iniciam-se na data de 31 de outubro, com a montagem e enfeite de altares com fotos dos falecidos da família. Supercolorida, a celebração pouco lembra a temática triste e macabra. É um momento no qual os mortos conseguem visitar os seus entes queridos e, juntos, celebrar com muita festa, música e fantasia. Comidas típicas, maquiagens, música, flores, velas, tudo se mistura a caveiras, um símbolo da festividade.
A animação da Disney “Viva – A vida é uma festa” utiliza o Dia de Los Muertos como temática principal, bem como outras produções cinematográficas. A bela mensagem de esperança, saudade, alegria e compaixão se espalha para além da cultura mexicana e ganha força em outros países.
Um projeto legal para se comemorar a data com as crianças é desenhar máscaras de Dia de Los Muertos em conjunto. Uma forma simples e divertida de relembrar os antepassados e, ao mesmo tempo, entrar nessa celebração tão colorida e alegre. A autora do livro interativo Viva Este Livro, Camila Piva, dá a dica sobre como montar uma máscara legal e supercolorida, perfeita para incentivar a criatividade dos pequenos e produzir uma fantasia de última hora.
“Dica: você pode usar uma cartolina ou papel cartão, além de fitas e canetinhas para colorir, há muitos exemplos na intenet. O mais importante nessa atividade é o momento da confecção das máscaras, os mais velhos poderão compartilhar com as crianças as histórias da família, e separar um momento para agradecer todos os ancestrais de sua árvore genealógica.”, indica a escritora Camila Piva.
Além desse projeto colorido, Camila apresenta outros trabalhos em conjunto com as crianças. São brincadeiras que incentivam a criatividade e compaixão de forma delicada e inocente, todas muito bem colocadas na obra Viva Este Livro. São mais de 60 brincadeiras e trabalhos manuais que permitirão um autoconhecimento da criança sobre ela mesma. São atividades e momentos que, no intuito de relembrar como no Dia de Los Muertos, renderão ótimas recordações para o futuro.
Quer saber mais sobre a obra Viva Este Livro, entrevistar a autor ou conhecer outros títulos dela? Entre em contato pelo e-mail naira@lcagencia.com.br ou telefone (11) 2275-6787.