Com a coleção Crônicas Indígenas, as crianças da cidade podem aproveitar o dia do índio para entrar em contato com o cotidiano indígena e mostra que certos valores são importantes em qualquer sociedade.
Confira algumas dicas:
Caçadores de Aventura
Uma brincadeira diferente faz com que cinco curumins se percam na floresta. Agora eles terão que passar a noite longe de seus pais e expostos a todo tipo de perigo. Mas uma coisa é certa: depois dessa aventura eles nunca mais serão os mesmos…
O onça
Um jovem indígena, traído pelo irmão invejoso, fica perdido na floresta, preso no alto de uma árvore. Uma onça macho se aproxima dele e, contra todas as suas expectativas, o liberta. Esse contato inesperado mostrará ao rapaz a importância da amizade e a grande necessidade de os seres humanos se harmonizarem com a natureza.
O Sumiço da Noite
Já faz muitos dias que a noite não cai na floresta. Homens, mulheres e animais estão agitados, sem conseguir dormir pela falta da escuridão. Até que um curumim conta que ouviu duas serpentes conversando sobre o sumiço da noite. Então, um corajoso guerreiro entra na mata e pede para a chefe das serpentes devolver a noite.
Uma Aldeia perto de Casa
Com o intuito de realizar uma pesquisa escolar sobre o Dia do Índio, Marcelo e sua irmã são levados pelos pais a conhecer uma aldeia indígena próxima à cidade onde vivem. Lá, os dois descobrem que seus habitantes não vivem como eles imaginavam. E, a partir de uma entrevista com o pajé da aldeia, fazem descobertas surpreendentes…
O Cavalo Encantado
Lá nos campos do Rio Grande viviam duas tribos de índios. Numa delas morava Nhuyvoty, a linda filha do cacique. Na outra, dois índios jovens e fortes, amigos desde pequenos. Ambos se apaixonam por Nhuyvoty e tentam conquistar o amor da índia. Ela finalmente se decide por um deles. O preterido, revoltado, procura um jeito de chamar a atenção da moça. Um dia, ao vagar pelos campos, ele se depara com um belo cavalo. Mas o animal é encantado, e então…
Pena Quebrada (O Indiozinho)
Escrita em versos, esta é a história de um indiozinho que não pode ser como os outros de sua tribo porque tem uma perna mais curta que a outra. Vivendo sempre sozinho e afastado, não participa das festas da tribo nem brinca com seus companheiros… Até que Pena Quebrada é mandado à floresta para cumprir uma importante “prova”.
Queno Curumim
O indiozinho se vê às voltas com um acampamento de garimpeiros nas imediações de sua aldeia. Com medo da destruição daquele trecho da floresta, Curumim — muito amigo dos animais, com quem costuma conversar e brincar — arregimenta onças, cobras, porcos-espinhos e formigas para tentar expulsar os invasores…
Queno Curumim e o Gigante Destruidor
Mais uma vez acompanhado por seus amigos, os animais da floresta, Queno-Curumim tem de lutar contra um perigoso gigante que derruba árvores, prende animais e quer tomar as terras dos índios.
Tibica, o defensor da Ecologia
Às vezes satírico outras vezes fazendo uso do seu ser poético, Tibica conversa com as plantas, com os animais e com os missionários. Sua comunicação carregada de graça, sutileza e humor atrai os públicos infantil e adulto.
Txopai e Itôhã
Txopai é o primeiro índio pataxó a surgir na Terra. Nasceu de uma gota de chuva e, com a sabedoria de quem nasceu primeiro, vai ensinar seus irmãos que surgiram bem depois de outra chuva, a caçar, pescar, plantar, enfim, a sobreviver do trabalho, respeitando os recursos naturais.
A Árvore de Tamoromu
A Árvore de Tamoromu apresenta a todos a grande árvore, onde se encontrava grande quantidade e diversidade de alimentos: mandioca, amendoim, banana, milho, arroz, abóbora, cará, feijão, inhame, melancia… Na história de Ana Luísa Lacombe, adivinha quem descobre essa árvore na floresta? A cutia. Os índios ficaram com inveja dela, que comia demais enquanto a tribo passava por alguns apertos. Eles descobriram o segredo da cutia e decidiram dar um fim na boa vida dela. Mas o que eles não esperavam é que o deus Tominikare ficaria muito bravo com isso e lançaria um castigo para a tribo.
O livro acompanha um CD de áudio com narração do enredo pela autora, enriquecida por trilha sonora.