No período das férias escolares o dia a dia das crianças muda, por isso é necessário estar atento com as refeições dos pequenos. Nessa época, eles costumam ter horários irregulares, o que desperta nos pais uma preocupação em relação a alimentação dos seus filhos.
O ideal é manter refeições equilibradas, também, nos momentos de descanso, e consumir alimentos de todos os grupos alimentares para evitar deficiências nutricionais, sem abrir mão do sabor e respeitando os gostos e aversões da criança. Não há necessidade de estabelecer restrições rigorosas, e sim limites para a exceção não se tornar a regra.
A nutricionista Mariana Nacarato dá dicas importantes de como cuidar da alimentação e da saúde das crianças durante as férias.
Dicas:
- Monte um calendário com sugestões diárias de atividades para que seu filho aproveite o tempo livre com muita diversão e aprendizado. O objetivo é manter o corpo em movimento e tirar os pequeninos dos jogos eletrônicos e da televisão.
- Frequente uma feira livre junto com seu filho, incentive o contato com frutas, verduras e legumes. Aproveite e sugira algum alimento para levar para casa e experimentar.
- Prepare receitas práticas e saudáveis com a ajuda das crianças. Além de ter o contato com a comida, elas ficam mais curiosas para provarem o que preparam!
Confira receitas gostosas, práticas e nutritivas para você fazer com seus filhos.
Receitas:
PIZZA INTEGRAL NO PÃO DE FORMA
Ingredientes:
6 fatias de pão de forma integral
6 fatias de queijo muçarela
½ xícara de azeitonas pretas
½ xícara de molho de tomate natural
Orégano e azeite para finalizar
Modo de preparo:
Distribua o pão em uma travessa e leve ao forno para torrar levemente. Coloque cerca de 1 colher (sopa) rasa de molho de tomate em cada fatia de pão e depois coloque uma fatia de queijo muçarela. Decore com as azeitonas e orégano. Leve ao forno até derreter o queijo. Acrescente um fio de azeite na hora de servir.
Dica: para acompanhar, suco natural de laranja ou limão. Ricos em vitamina C ajudam a fortalecer o sistema de defesa do corpo nessa época de gripe.
Rendimento: 6 porções
SANDUICHINHO DE ATUM
Ingredientes:
– ½ abacate
– Sal a gosto
– 1 lata atum ralado
– 4 brioches
– 1 cenoura ralada
Modo de preparo:
Amasse bem o abacate com um garfo e adicione um pouco de sal. Junte o atum e misture até formar um patê. Monte o sanduiche distribuindo o patê em um a metade do brioche e coloque por cima a cenoura ralada.
Dica: Apesar de pouco convencional na culinária brasileira, o abacate é utilizado em muitas receitas salgadas em outros países. De sabor suave e neutro, é perfeito para dar cremosidade a patês, além de ser nutritivo!
Rendimento: 4 porções
SANDUÍCHE COLORIDO
Ingredientes para patê rosa:
– ½ beterraba grande picada e cozida
– 100g de ricota
– 2 colheres (sopa) de leite
– 1 pitada de sal
– 1 colher de (café) de azeite
– 1colher de (café) de suco de limão
Modo de preparo: Coloque a beterraba cozida e fria com os outros ingredientes no liquidificador, processador ou mixer. Bata até virar um creme homogêneo. Caso fique mole demais acrescente um pouco mais de ricota ou se ficar difícil de bater acrescente um pouco mais de leite.
Ingredientes para patê verde
– ½ xícara de espinafre
– 250g de queijo branco fresco
– Sal a gosto
– 2 colheres (sopa) de azeite
Modo de preparo: Cozinhe rapidamente o espinafre em um pouco de agua fervente. Escorra e esprema o espinafre para tirar o excesso de água. Triture grosseiramente o queijo branco com um garfo. Bata no liquidificador ou mixer o queijo, o espinafre, o azeite e o sal até ficar uma pasta homogênea. Caso a massa fique muito espessa, coloque aos poucos um pouco de leite.
Ingredientes para o sanduíche
– 4 unidades de Bisnaga integral
– 4 unidades de Bisnaga tradicional
– Patê verde
– Patê rosa
Montagem: Corte as bisnaguinhas ao meio, separando-as em 2 metades: base e parte superior da bisnaguinha. Elas serão intercaladas na montagem do sanduiche. Distribua metade do patê verde em 2 bases de bisnaguinha integral e cubra com a parte superior da bisnaguinha tradicional. Agora intercale. Distribua a outra metade do patê verde em 2 bases de bisnaguinha tradicional e cubra com a parte superior da bisnaguinha integral. Faça o mesmo com o patê rosa. O resultado serão lanchinhos super coloridos!
Rendimento: 8 porções
Dica: Essa é uma forma de apresentar a criança texturas diferentes (da bisnaga integral e tradicional), misturadas em um mesmo sanduíche.
Fonte: Nutricionista Mariana Nacarato