A ABIVIDRO decidiu abraçar a causa da doação de leite ao saber pelo coordenador do BLH do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente Fernandes Figueira (IFF), da Fiocruz, Dr. Franz Novak, que a única embalagem adequada ao armazenamento de leite humano é a de vidro e que há muita dificuldade dos bancos de leite e maternidades em conseguir estes frascos. Segundo ele, são necessários 167 mil frascos ou potes de vidro por ano para esse fim.
Diante disso, a entidade lançou a campanha ‘Doe Vidro. Doe Vida’, em parceira com bancos de leite em São Paulo, Paraíba e Minas Gerais. O projeto visa incentivar a doação de embalagens de vidro, reforçando a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano.
Além de ser o único material indicado para o acondicionamento de leite humano, o vidro é o mais seguro para alimentos e bebidas em geral por ser inerte e biologicamente inativo – características exclusivas deste material entre as demais embalagens. Os recipientes de vidro evitam contaminações e conservam os nutrientes e o sabor dos alimentos.
Os frascos a serem destinados aos bancos de leite podem ser doados por qualquer pessoa e têm que ter boca larga e tampa plástica, como os de café solúvel, entre outros.
A Importância da doação de leite materno
O leite materno possui tudo que o bebê precisa até o sexto mês de vida, inclusive água. Segundo pediatras, esse é o alimento padrão não só pelo benefício nutricional, mas também pela consolidação dos vínculos afetivos com a mãe e pela cobertura imunológica. O leite materno é como uma primeira vacina que o bebê recebe. Ele evita doenças como diarreia e pneumonia, diminuindo a mortalidade infantil.
No Brasil os bancos de leite humano são responsáveis por salvar mais de 170 mil crianças da desnutrição infantil e participam de vários programas promovidos pelo Ministério da Saúde na área de segurança alimentar da população.
O Banco de Leite Humano é responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto (o colostro), do leite de transição e do leite humano maduro, para posterior distribuição, sob prescrição do médico ou nutricionista.
Informações sobre os Bancos de Leite Humano no Brasil no site: http://www.fiocruz.br/redeblh/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home
Mais informações sobre a campanha ‘Doe Vidro.Doe Vida’ em: http://www.epuroevidro.com.br/campanha-doe-vidro-doe-vida.
Fonte: Profession Comunicações