Atividades incluem visitas monitoradas a exposição, oficinas, trilhas, horta, plantios, observação de aves e muito mais
De 05/09 a 03/10 o Festival Cultivar oferece várias atividades para promover a reconexão das crianças com a natureza na cidade. São atividades que permitem o desenvolvimento de experiências multissensoriais e promovem o desenvolvimento de um repertório criativo e emocional mais amplo. Diferente da limitação que ambientes como apartamentos, shoppings ou salas de aula tradicionais proporcionam, contribuindo para uma sociedade mais saudável e com mais resiliente.
Oficina de reconhecimento de sons da floresta na Mata do Parque Trianon, visita monitorada à exposição Biodiversidade na Cultura Brasileira, oficinas de horta e bola de sementes, plantios, expedição no Parque da Luz com produção de registros em fotografia, desenho e pintura, trilhas, dentre muitas outras atividades, são oferecidas para os pequenos.
O Festival Criança e Natureza faz parte da programação do Cultivar, e foi pensado para garantir oportunidades para que as crianças tenham experiências reais junto à natureza, mesmo em um ambiente altamente urbanizado como a cidade de São Paulo. Isso é fundamental para estimular o cuidado com a diversidade ambiental.
As atividades, todas gratuitas, acontecem em parques, hortas e outros espaços da cidade, e promovem a curiosidade, investigação, apreciação, reconhecimento, experimentação, ampliação de repertório e estímulo multissensorial, incentivando um desenvolvimento mais harmônico de respeito e saúde com a natureza. E m 2005 o jornalista e escritor Richard Lov levantou a hipótese da síndrome de déficit de natureza (Nature Deficit Disorder), que pode levar a uma ampla gama de problemas de comportamento. Um mal que afeta milhares de crianças em uma sociedade que apresenta muitas oportunidades de entretenimento diante de uma tela ou entre quatro paredes.
Populações urbanizadas desenvolveram um alto grau de fragmentação natural, tornando-se amplamente desconectadas de referências dos ambientes naturais pouco modificados pelo homem, perdendo até mesmo o referencial de origem natural dos produtos consumidos e também a condição ambiental natural necessária para a vida humana e todos os seres. As atividades promovidas pelo Festival Criança e Natureza reafirmam o compromisso de fomentar, cuidar e resguardar a saúde e bem-estar da nossa sociedade e do nosso meio ambiente saudável.
O 6º Festival Cultivar é uma realização do Instituto Árvores Vivas, e é possível graças ao Programa de Apoio à Cultura (ProAC), do Governo do Estado de São ‘Paulo, com patrocínio da Rodonaves e da AES Eletropaulo, produção executiva da Origem Produções e apoio da Envolverde Comunicação. Todas as atividades são gratuitas.
Atividades para crianças – Festival Criança e Natureza/Cultivar:
06/09 (domingo)
Observação de aves, sons da floresta e dicas de fotografia
Parque Tenente Siqueira Campos – Trianon
Endereço: Av. Paulista (entrada em frente ao MASP), 200 m da estação de metrô Trianon Masp
Horário: das 8h às 11h
Um convite a conhecer e reconhecer as aves do nosso dia a dia. Observação contemplativa conduzida por Sandro Von Matter, do Instituto Passarinhar, incluindo oficina de sons da natureza para crianças e dicas de fotografia.
08/09 a 21/09
Exposição Biodiversidade na Cultura Brasileira
Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista 2073
Horário: 07h às 22h (segunda a sábado) e 10h às 22h (domingo)
A exposição é composta por elementos das árvores (frutos, sementes, madeiras), imagens e informações sobre algumas espécies ilustres do Brasil. Visitas guiadas e atividades voltadas a grupos, escolas e instituições serão promovidas no local.
Aberto continuamente no horário de funcionamento do Conjunto Nacional
Monitoria das 10h às 20h – público geral
Escolas e Grupos – 13h às 16h – terça à quinta – devem agendar a participação por email festivalcultivar@gmail.com ou através do formulário no site do evento (festivalcultivar.com.br).
13/09 (domingo)
Expedição A Natureza é PANC
Centro Cultural São Paulo – Horta
Endereço: Rua Vergueiro 1000
Horário: 10h às 14h
A Expedição A Natureza é PANC, que acontece no Centro Cultural São Paulo (CCSP) no dia 13/09, convida os paulistanos a conhecer a história das hortas comunitárias em São Paulo. Uma oficina de adereços naturais e um mutirão na Horta do CCSP completam a atividade. Neide Rigo, do Come-se, é convidada especial da atividade.
19/09 (sábado)
Natureza Inspira Arte – Registros com Fotografia, Desenho e Pintura
Parque da Luz
Horário: 14h às 17h
Endereço: Praça da Luz s/n, Bom Retiro (ao lado da Pinacoteca do Estado)
Oficina de introdução à história ambiental do parque e um convite à realização de fotos e desenhos da natureza local. Arte e natureza para crianças e adultos. O resultado será exposto em um varal no Parque da Água Branca no final de semana das oficinas verdes 26 e 27/09.
20/09 (domingo)
Árvore e Natureza – histórias, sensibilização e arborização da cidade
Parque Buenos Aires
Horário: 10h às 14h
Endereço: Avenida Angélica, s/n – Altura 1.500 – Santa Cecília
A atividade vai abordar a história da arborização do Parque e promover a contação de muitas outras histórias, além de oficinas de sensibilização da natureza para crianças.
22 a 24/09
Criança e Natureza
Atendimento a escolas, instituições e grupos
Horto Florestal + Museu Otavio Vecchi
Horário: 9h às 11h e 14h às 16h
Endereço: Rua do Horto 931
Atividades voltadas a crianças de escolas públicas, grupos e instituições em geral. Plantios, bombas de sementes, arte e muito mais.
Escolas e grupos devem agendar a participação por email festivalcultivar@gmail.com ou através do formulário no site do evento (festivalcultivar.com.br)
26 e 27/09 (sábado e domingo)
Oficinas Verdes
Parque da Água Branca – Teatro Tatersal
Endereço: Av. Francisco Matarazzo 455
Horário: 9h às 16h30
Atividades para crianças e família, bate-papos sobre tecnologias ambientais e arte inspirada na natureza.
01 e 02/10 (quinta e sexta)
Expedição Folclórica Jequitibá Rosa
Parque Vassununga – Santa Rita do Passa Quatro
Horário: 9h às 11h e 14h às 16h
Endereço: Rodovia Anhanguera SP 330, km 245 – Santa Rita do Passa Quatro
Atividades com escolas da região. O Parque é área de grande destaque ecológico, por representar um dos últimos remanescentes de vegetação natural outrora existentes na região, um relicário de fauna e flora. Abriga a maior concentração de indivíduos de espécies Jequitibá-rosa, incluindo o maior exemplar paulista acessível a visitação pública.
Escolas e grupos devem agendar a participação por email festivalcultivar@gmail.com ou através do formulário no site do evento (festivalcultivar.com.br)
03/10 (sábado)
Cerrado de Ribeirão Preto
Parque Curupira – Ribeirão Preto
Horário: 9h às 11h e 16h às 18h
Endereço: Av. Costábile Romano 337, Ribeirão Preto
Atividades de valorização do Cerrado Brasileiro, abertas ao público em geral.
Fonte: Mônica C. Ribeiro | conteúdos & afins