Sempre Materna

Grávida e bela

milar_portal

Quando a notícia da gravidez chega, os rotineiros rituais de beleza entram na lista de vilões, afinal como a futura mamãe pode ou não cuidar do cabelo, pele, corpo e unhas durante a gestação? Esclareça alguns mitos e verdade:

Pele

A ação dos hormônios pode gerar algumas manchas hiperpigmentadas na pele. Sendo assim, o protetor solar deve ser usado sempre, mesmo dentro de casa, pois, o produto também é poderoso contra manchas e envelhecimento.

Neste período a pele do rosto tende a ficar mais oleosa e, consequentemente, acnes devem aparecer. Infelizmente, limpezas de pele e/ou peelings estão proibidos, a não ser que os procedimentos sejam especiais para gestantes. É recomendável usar sabonetes neutros e hidratantes com fórmulas exclusivas para essa fase. Em casos extremos, procurar um especialista para orientações adequadas é o ideal.

 

Estrias

As temidas estrias assombram as futuras mamães, já que devido ao aumento das medidas, a probabilidade delas aparecerem é alta. Para prevenir este problema, hidratar as regiões mais esticadas, com produtos isentos de ureia pura, é o melhor a se fazer. Geralmente, seios, barriga, costas e quadril são os lugares mais propícios de aparecerem as tão indesejadas.

 

Cabelo

Atenção quanto às substâncias fortes é redobrada. O couro cabeludo pode absorver alta quantidade de químicas e afetar diretamente o pequeno. É inviável o uso de qualquer tintura nos primeiros três meses, pois a amônia (presente na fórmula) faz mal ao bebê.

Tintas (sem amônias) podem ser autorizadas pelo obstetra a partir do segundo trimestre. Para que o cabelo não perca o brilho e a hidratação, é importante lavá-lo com água morna ou fria. Alguns alimentos podem ser inseridos na dieta alimentar para fortalecer os fios, como frutas, legumes, nozes, iogurte e etc.

Alisamentos a base de formol são proibidos em toda a gestação.

 

Corpo

O aumento de peso normalmente é a maior preocupação das mulheres. Na gestação, o apetite aumenta e o manequim sobe alguns números. Por isso, é preciso controlar o ganho de peso, consumir alimentos saudáveis e manter dieta balanceada que contenha todos os nutrientes e vitaminas necessárias para a saúde da gestante e do bebê. Os famosos desejos podem surgir e, vez ou outra, serem atendidos. Mas, é importante equilibrar e dosar guloseimas ou refeições mais calóricas.

Unhas

Especialistas recomendam uso de esmaltes hipoalergênicos. Ao fazer as unhas na manicure, esteja segura que estará livre de infecções, na dúvida, opte por levar seus próprios objetos.

Alto estima elevada e se sentir bem é fundamental na gestação, afinal, o pequeno sente todas as emoções da mamãe, mesmo ainda na barriga.