Keila Cristiuma, especialista em gestantes, mamães e bebês e idealizadora do projeto Sempre Materna dá algumas dicas para a hora do banho ser mais divertida!!
A partir dos 2 anos, é normal a criança “fugir” do banho? Por que?
Sim, nesta faixa etária a criança não tem a menor noção de que o banho faz parte de cuidados essenciais de higiene que nos protege, inclusive, de doenças. Para o os pequenos, a hora de banho significa interromper uma brincadeira ou um programa de televisão que eles estão assistindo e que é muito mais divertido. Ou seja, o banho simboliza uma quebra na programação que estão gostando muito, logo, não é bem recebido. Além disso, a hora do banho é imposta pelos pais e as crianças têm a mania de querer mostrar sua autonomia. Fora que nesta faixa etária os pequenos estão mais questionadores e querem debater a razão de tudo. O banho não foge a essa regra de que é uma decisão que eles lutam para ter o poder de decisão, assim como fazem na escolha da hora de dormir e quando e o que comer.
Qual a importância de tornar esse momento mais prazeroso para a criança?
É sempre muito importante que os pais tenham cuidado para não tornar nenhum momento traumático na vida do filhote. E com o banho não pode ser diferente. Tem que haver cuidados e carinho para não acarretar medos como, por exemplo, de lavar a cabeça, do chuveiro, da banheira etc. O banho pode e deve ser um momento não só de higiene mas, também, de estreitar o vínculo entre pais e filhos. Nessa hora, o papai ou a mamãe que passou muito tempo fora de cas,a trabalhando, pode fazer brincadeiras e aproveitar para saber como foi o dia da criança. Não menos importante é usar a hora do banho para explicar o que a falta de higiene pode ocasionar, inclusive mostrando, ao fim do banho, a cor da água, na banheira, se for o caso.
Para que a negociação do banho seja feliz para os dois lados, uma boa dica é não arrancar o pequeno sem aviso prévio da atividade que ele está fazendo. O ideal é avisar com uns minutinhos antes que está preparando a água. Levar brinquedos, ter sabonetes e xampus apropriados e coloridos tornam a hora do banho mais gostosa. Se for possível, tocar uma música durante o banho também ajuda a relaxar e pode se tornar um ritual para antes de dormir.
Poderia dar algumas dicas de como os pais podem tornar o banho mais divertido? Citar e explicar uma 3 ou 4 dicas.
Brincadeiras de faz de conta e de adivinhar são muito bem-vindas durante o banho, fazer penteados malucos “tiram” deliciosas gargalhadas dos pequenos, ter brinquedos apropriados para o chuveiro prendem a atenção e as famosas bolhas de sabão também fazem a festa. Com certeza, ao término do banho a briga será para tirá-los da água. Mas, mesmo assim, nunca deixe que o banho demore muito tempo. Segundo os dermatologistas, mais de 15 minutos ressaca a pele sensível do bebê e também dos maiores. Cantar músicas com tema sobre água também ajuda a desenvolver a linguagem oral. De qualquer maneira, seja lá qual for a brincadeira escolhida, o que os pais não podem esquecer é da segurança na hora do banho. É proibido deixar o filho ou filha sozinhos na banheira e para os crescidinhos ter cuidado com o piso do box para que um tombo não estrague o momento.
Qualquer brincadeira ajuda na desenvolvimento psicomotor da criança, então, já que o banho é diário que seja mais um momento de diversão.