A leitura é uma prática de extrema importância para o ser humano, que pode ser estimulada desde a gravidez. A partir da vigésima semana de gestação (ou quinto mês), o bebê passa a ouvir e ser estimulado pelos sons de fora da barriga. Para aproveitar esse contato, mães e pais podem começar a estreitar os laços e despertar na criança o prazer de escutar sua voz.
Para mostrar aos pais a importância da leitura durante a gravidez, a Leiturinha, maior clube de assinaturas de livros infantis do Brasil, explica como esse momento vai beneficiar pais e filhos.
Confira!
A voz dos pais
No período intrauterino, o bebê já reage à voz dos pais e isso deve ser aproveitado para intensificar a união – principalmente com o pai, que não tem uma ligação física literal com o filho dentro do útero. O importante é a cadência da voz durante a leitura, que acalma ao mesmo tempo que estimula. Além disso, as tensões, que a mãe eventualmente sofre durante a gestação, podem ser passadas para o bebê, e ler ajuda a tranquilizá-lo.
Criar um hábito
No útero, o bebê é apenas ouvinte, mas sabe-se que acostumar a criança a ouvir os pais lendo – e reservar um tempo do dia para isso – é fundamental desde a gestação. É semelhante à música: não importa o entendimento da história, o essencial é criar um ritual. Assim, depois do nascimento, a criança sente a necessidade de continuar o hábito; ela própria pode manusear o livro, que nos primeiros anos serve para despertar a imaginação e a curiosidade.
Como encontrar
A cada fase da vida, há um livro que é ideal para o bebê, seja antes ou depois de nascer. E para isso, a Leiturinha ajuda os pais nesse período, que pode ser bem agitado no último trimestre de gravidez e os primeiros meses pós-parto. Com planos que podem incluir até 2 livros por mês, o clube de assinaturas seleciona livros e conteúdos específicos para cada período de vida do bebês, auxiliando os pais nesse período.
Pela Equipe da Leiturinha.
Fonte: Leiturinha
Criada em 2014, a Leiturinha é o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, promovendo o hábito da leitura compartilhada para mais de 35 mil famílias, distribuídas em mais de 3.900 cidades brasileiras. A atuação da empresa se baseia no incentivo à leitura e na curadoria dos livros, para proporcionar experiências de aprendizado e diversão em família. Mensalmente cada assinante recebe em casa um kit contendo livros – selecionados de acordo com a etapa de desenvolvimento de cada criança, uma carta pedagógica e outras surpresas, além do acesso gratuito à Biblioteca Digital – com mais de 1000 livros e vídeos. Para mais informações, acesse:www.leiturinha.com.br