De alguns anos para cá, a preocupação com a boa alimentação e a obesidade infantil tem aumentado significativamente. Pais e pediatras estão cada vez mais atentos e procuram orientar as crianças sobre o assunto. Porém, durante o período escolar, a garotada fica mais suscetível a ingerir alimentos que podem ser prejudiciais à saúde, como guloseimas, frituras, embutidos, entre outros. Atenta a esse tema, a Escola Carlitos desenvolve alguns projetos que não só controlam o que os alunos comem, mas também os incentiva a manter hábitos alimentares saudáveis.
Para informar os pais, a instituição disponibiliza em seu site o cardápio servido durante o almoço e também não permite que os alunos levem guloseimas e afins para a hora do lanche. O processo de orientação dos estudantes em torno de costumes benéficos à saúde começa já na educação infantil, em que crianças de 1 a 5 anos participam semanalmente de uma oficina de culinária. Nas aulas, há sempre um tema incentivador, como “lanches deliciosos” ou “refeições rápidas”. Dentro desse tema, os alunos são primeiro apresentados aos ingredientes saudáveis; em seguida, preparam a refeição e depois a consomem. A Escola acredita que conhecer os alimentos e manuseá-los aumenta a preocupação com a boa alimentação desde cedo.
Ainda na Educação Infantil, existe o projeto “Restaurante”, onde em que alunos do Grupo 5 (de 5 anos) montam um restaurante fictício para os estudantes do Grupo 3 (de 3 anos). Essa atividade é orientada pela nutricionista da Escola e as crianças pesquisam sobre pirâmide alimentar, alimentação equilibrada e os nutrientes que compõem cada item que será utilizado. O trabalho tem como objetivo promover a interação entre alunos de séries diferentes e ratificar a importância dos cuidados com a saúde, para evitar problemas futuros.
Fonte: Club da Notícia