O famoso conto é apresentado no palco com iluminação ultravioleta, resultando num visual encantador para as crianças
Crédito: Isabela Savastano
A famosa história de “João e o Pé de Feijão” é contada em teatro de bonecos com iluminação ultravioleta. A técnica cria um efeito mágico em que os manipuladores não são vistos e os bonecos parecem ganhar vida própria. A montagem com direção de Sérgio Tastaldi reestreia no Teatro Folha dia 02 de junho e fica em cartaz até 29 de julho, aos sábados e domingos, 16h.
João, diante da pobreza da sua família, é obrigado a vender sua vaquinha para comprar comida. Mas acaba trocando a vaca por feijões mágicos que germinam num pé de feijão que cresce até alcançar as nuvens.
Na sua dramaturgia, o espetáculo se apoia na delicadeza para transmitir conceitos de dignidade, coragem e justiça. “Para isso, estudamos diferentes versões da clássica história, optando por dar ao protagonista uma personalidade ingênua, ao mesmo tempo ousada, que se espelhasse na criança. Por isso o público infantil se identifica com o herói da trama em seus momentos de alegria, tristeza, medo, entusiasmo e coragem”, explica o diretor Sérgio Tastaldi.
O diretor optou pelo uso da iluminação ultravioleta porque produz efeitos emocionantes e mesmo intrigantes, em que os manipuladores, vestidos de negro, não são vistos em cena, fazendo brilhar somente os bonecos num efeito mágico. “Essa magia é ainda reforçada por efeitos visuais que normalmente são utilizados em desenhos animados”, conta.
SOBRE O DIRETOR SERGIO TASTALDI
É dramaturgo, diretor e produtor de teatro, criador de bonecos e animações. O artista também atua, manipula bonecos, além de compor trilhas sonoras e arranjos musicais.
Ministra oficinas de confecção de bonecos, principalmente com a tecnologia do látex, que domina desde 1982. Seus espetáculos já foram levados para todo o Brasil e para a Europa.
Foi diretor de arte da Rede Globo de São Paulo, de 1976 a 1978; da TV Cultura – SP, de 1978 a 1979; da Rede Bandeirantes, de 1982 a 1983; e da extinta TV Tupi, de 1971 a 76.
Foi diretor musical de shows de Jô Soares, entre 1972 e 1980; chargista e ilustrador da Folha de São Paulo, em 1978 e 1979; professor de Desenho de Propaganda da Unicamp, em 1986 e 1987; e professor de Desenho Animado em sua própria escola, de 1979 a 1982, e no MIS–SP, de 1982 a 1984.
Recebeu premiação no Festival Internacional de Cinema de Cuba com seu trabalho “Cinema Feito a Mão”, em 1988.
Promoveu o 1º Encontro Brasileiro do Cinema de Animação no MIS – SP, em 1981, e a 1ª Feira do Desenho Animado no SESC Pompéia, em 1982.
Criou o boneco Tomy, integrante do Xou da Xuxa, em 1990.
Produziu programas infantis para a TV, como, “O Bicho de Goiaba”, apresentado em Brasília pela Radiobras, em 1982; e “Capivara e Lig-o-Plug”, apresentados na TV Gazeta–SP de 1983 a 1988.
Em Florianópolis desde 1995, criou a empresa Studio Sérgio Tastaldi com Márcia Pagani. Juntos, criaram e produziram mais de 20 espetáculos e esquetes, além de exposições e trilhas sonoras para teatro e programas de TV.
FICHA TÉCNICA
Autoria e direção: Sérgio Tastaldi
Elenco: Anderson Gangla e Thaiz Larizatti
Produção: Lene Venerio
SERVIÇO – João e o Pé de Feijão
Local: Teatro Folha
Estreia: 02 de junho
Temporada: até 29 de julho.
Apresentações: sábados e domingos, às 16h
Ingresso: R$ 40,00 (setor único)*
*Valor referente ao ingresso inteiro. Meia-entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação.
Duração: 45 minutos
Classificação etária indicativa: 03 anos