Leite é alternativa para hidratar no verão e fortalecer a saúde óssea

shutterstock_73104226

Além de rica em nutrientes, a bebida também pode colaborar na hidratação para os dias mais quentes. Apesar de não substituir a água, o leite batido com frutas e servido gelado é sugestão refrescante para o calor

 Muitos sabem que o leite é fundamental para a qualidade dos ossos. Além disso, pode ser uma fonte de hidratação. Com as temperaturas bastante elevadas, a bebida pode ser ingerida sem restrição no verão e de diversas formas para se refrescar.

Tomar o leite puro e gelado é uma ótima opção para quem deseja matar a sede e ingerir um alimento nutritivo, rico em proteínas, vitaminas e minerais fundamentais para a saúde óssea. Quem quiser a bebida mais saborosa pode bater o leite gelado com maçã, banana e morango. Porém nenhuma delas potencializa os efeitos do leite, apenas acrescentam vitaminas à bebida e proporciona um sabor mais agradável.

Segundo Lígia Martini, membro da Comissão Científica da ABRASSO (Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo), o leite ou o iogurte não substituem a água, que não tem calorias e possui poder de hidratação incomparável com outras bebidas. “A água é composta por minerais que atuam no processo fisiológico e faz com que a absorção dela seja rápida. Já o leite tem proteínas e gorduras que fazem a absorção ser mais lenta”, explica Lígia. É recomendado o consumo de dois litros de água por dia.

O consumo mínimo de leite deve ser de três vezes ao dia. “Uma dica valiosa para complementar a necessidade diária de leite é o optar pelo iogurte líquido ao invés dos sólidos para ajudar na hidratação”, sugere Lígia.

As bebidas a base de soja devem ser fortificadas com cálcio para terem efeitos benéficos para os ossos, ou seja, no rótulo da bebida precisa indicar que há adição de cálcio. Apenas assim ela será eficaz para a saúde óssea. O leite de soja também pode ser batido com frutas e é mais uma sugestão refrescante para esta época do ano.

Lígia orienta que suco de frutas frescas não industrializados e sem açúcar são aliados importantes da alimentação saudável. Refrigerantes contêm alta quantidade de fósforo e em excesso podem ser prejudiciais aos ossos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ABRASSO 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, como a SM pode te ajudar?