Muitas mamães retornam ao trabalho mesmo ainda no período de amamentação exclusiva e essa necessidade pode deixa-las preocupadas. Manter o aleitamento materno a distância não é tão difícil quanto parece, só é preciso se atentar com o armazenamento correto do líquido.
A retirada do leite é chamada de ordenha manual. Este hábito, além de garantir a alimentação da criança mais tarde, torna a sucção mais fácil e mais confortável na hora da mamada. O importante neste momento é higiene e calma.
- Esterilize todos os objetos que for utilizar para a coleta e armazenamento do leite, fervendo-os por 15 minutos.
- Deixe o recipiente ou mamadeira secar sozinho de cabeça para baixo. Só coloque o leite quando tudo já estiver frio.
- Coloque o recipiente no refrigerador com identificação de hora e data da extração.
Depois de 12 horas, se guardado na geladeira, o leite já não pode ser mais usado. Quando armazenado em freezer, o bebê pode consumir até 15 dias depois da ordenha.
Ao tirar o frasco do congelador, é preciso amornar em banho-maria e agitar lentamente. O leite não deve ser fervido ou aquecido em micro-ondas, pois estes procedimentos enfraquecem-o.
Depois de morno, o leite que não for consumido pelo pequeno deve ser desprezado. O restante descongelado, mas não aquecido, pode ser guardado na geladeira e utilizado no prazo de até 12 horas.
É imprescindível que as indicações de validade sejam seguidas à risca. Caso esses prazos não sejam respeitados, o leite perde os nutrientes necessários e pode até fazer mal ao pequeno.