A boa preparação dos seios previne dores na amamentação
Amamentar é um ato cheio de amor e carinho que requer preparação e atenção. Antes do nascimento do bebê, já no início da gestação é ideal que a futura mamãe, junto a todos os preparativos para a chegada do bebê, estimule o peito para evitar e amenizar eventuais problemas com as mamadas.
Os seios são partes muito sensíveis que possuem uma pele fina e frágil, e é evidente que a sucção do bebê pode causar dores e rachaduras. Para que isso não aconteça, deve-se preservar a proteção natural do peito, sem a utilização de sabonetes e cremes que possam amaciar ainda mais a pele. Para deixar essa pele ainda mais resistente, faça banhos de sol todos os dias por aproximadamente 15 minutos, até às 10 horas da manhã, ou após às 3 da tarde.
Com o nascimento do bebê, os cuidados continuam, porém os exercícios de estímulo à produção de leite são feitos pelo próprio bebê. A primeira alimentação do recém-nascido é o colostro, que não tem aparência de leite, tem aspecto branco-amarelado e espesso e serve como uma vacina imunológica para a criança. Não desista, durante as primeiras 24 horas a quantidade de leite é pouca, mas vai aumentado com as freqüentes mamadas do baixinho.
A partir do terceiro ou quinto dia as características do leite são mais comuns e parecidas com o leite de vaca, mas ele ainda é aquoso e ralo. No décimo dia o leite se torna abundante e a sucção do bebê fará com que sua produção seja maior. As mamadas funcionam como um despertador cerebral para a liberação dos hormônios prolactina e ocitocina que, respectivamente, estimulam a produção de leite e controlam os seus canais de movimentação. Mais um motivo para não utilizar a mamadeira.
Por ser um momento muito íntimo entre mãe e filho, na hora da amamentação esteja em lugares calmos e escolha uma posição confortável para você e para o bebê. É importante oferecer os dois peitos e trocar o bebê de posição durante o aleitamento para o bom desenvolvimento de ambos os peitos. Caso você tenha pouco leite, não deixe de amamentar, pois o que o bebê precisa não é a somente da quantidade, e sim da qualidade da alimentação.
Durante esse período não tome nenhum medicamento sem indicação médica.
Cuide da higiene e evite os problemas com a amamentação:
- Para a higiene dos seios além dos sabonetes de glicerina durante o banho, passe o leite que escorrer durante o dia em cima do bico e evite rachaduras.
- Mantenha o bico seco, se houver irritação continue os banhos de sol, ou até mesmo utilize um secador de cabelo de baixa potência por quinze minutos. Não use pomadas e nem sutiãs de forro plástico. Para prevenir ajude o bebê a pegar o bico de forma que a boquinha pegue todo o contorno da aréola.
- Para evitar que o leite empedre, quando o peito estiver muito cheio e o bebê satisfeito, esvazie-o fazendo massagens e com a mãos no formato da letra c invertida aperte suavemente próximo ao bico para que saia em gotas, ou jato.
- Em caso de bicos retraídos faça massagens para estimular o bico e utilize sugadores de silicone para facilitar.
Lembre-se:
O leite materno nunca é fraco e deve ser oferecido exclusivamente até os seis meses de idade. Sua aparência muda conforme as fases da amamentação e as necessidades do bebê, por isso ele não precisa de complementos alimentares.
Fonte: Sempre Materna