Sempre Materna

Leitinho longe de casa

shutterstock_60508354

Entenda o que é ordenha e como armazenar o leite materno

Com a volta ao trabalho, amamentar não é tarefa fácil já que as mamães não conseguem estar tão próximas dos bebês. Mas, a distância não é motivo para deixar de alimentá-lo com leite materno, afinal o pequeno ainda precisa de proteínas, gordura, vitaminas, açúcar e água. Nesse caso, congela-lo e guardá-lo para ser oferecido posteriormente, pode ser a melhor opção.

A retirada do leite, chamada de ordenha, serve tanto para o armazenamento, quanto para o alívio das mamas. O procedimento pode ser realizado manualmente ou com ajuda de bombas elétricas, disponíveis para compra. De qualquer modo, é importante consultar sempre o pediatra ou especialista em amamentação para receber orientações sobre modelos existentes e modo mais adequado de uso.

A quantidade de leite também pode variar. Segundo a enfermeira pediatra do Hospital e Maternidade Rede D’Or São Luiz, Mônica Bernardo Pontin de Oliveira, o volume depende de alguns fatores como o período de produção, o tamanho das mamas e o estímulo realizado pelo próprio bebê. “Em fase de lactação com leite maduro, 15 dias pós-parto, pode-se retirar cerca de 80 ml. Para uma mulher que não amamenta, mas realiza o estímulo com ordenha a cada três horas, a quantidade pode chegar a 150 ml”, explica.

Armazenamento

Para guardar o alimento do bebê é preciso seguir algumas regras. Em temperatura ambiente, é válido apenas por 30 minutos. Quando armazenado em refrigerador, tem validade de 12 horas. No congelador dura até 15 dias. “É muito importante identificar o frasco com data e horário (a contar do início da coleta), para melhor controle”, explica Mônica.

Recipientes de plástico só são aceitos para uso breve. Caso seja necessário o congelamento, é preciso armazena-lo em vidro com tampa, previamente esterilizado.

O aquecimento/descongelamento deve ser realizado em banho-maria e oferecido ao bebê preferencialmente na colher ou copinho. Pontin ressalta que depois de aquecido o leite não deve ser congelado novamente. “Nesses casos, pode ser mantido em geladeira por até 12 horas, a contar do momento que foi manuseado”.

 

Como fazer?

  •   Antes de realizar a ordenha é preciso preparar as mamas com uma rápida massagem na região da aréola. Assim, os nódulos que se formaram pelo excesso de leite são desfeitos. Com uma mão apoie a mama e com a outra massageie;

 

  •  Com a palma da mão, faça movimentos circulares em sentido horário em toda sua extensão por cinco minutos;

 

  •  Utilize o dedo médio e o indicador, também em sentido horário, e realize movimentos circulares por mais cinco minutos.

 

Obs: Caso esteja com dor devido ao ingurgitamento, compressa fria é o mais indicado.

 Fonte: Sempre Materna