Sempre Materna

Leitura nas férias estreita relacionamento entre pais e filhos

leitura

Títulos desvinculados das propostas acadêmicas são ideais para o período de descanso, explica a consultora educacional

Mais do que uma obrigação durante o ano letivo, a leitura deve ser encarada por pais e estudantes como uma atividade prazerosa. E no período das férias, quando crianças e jovens ficam com mais tempo livre, apostar nos livros como entretenimento e diversão é uma excelente opção. “A leitura cria uma oportunidade de divertimento acessível e até uma aproximação com a família”, diz Viviane Flores, consultora educacional.

O conselho da especialista para este momento é que as obras sejam totalmente desvinculadas com as propostas acadêmicas. “Os pais podem identificar os interesses de seus filhos e oferecer opções mais lúdicas em que a diversão seja o principal. Há obras em bibliotecas e gibitecas bastante acessíveis e que podem revelar à criança um universo novo”, explica.

Se a família costuma viajar para sair da rotina e aproveitar o recesso em um cenário diferente, os livros e revistas também podem ser bons companheiros para os momentos de deslocamento ou entre as atividades. Viviane lembra que o hábito da leitura deve vir do exemplo dos pais e reforça que a palavra de ordem das férias é descanso.

“O mais importante é relaxar e há muitas formas de fazer isso por meio da leitura. Minha dica é usar o tempo para ler juntos, contar histórias e criar momentos inesquecíveis com as crianças. Nenhum recurso sofisticado será mais lembrado que sua atenção nesse momento”, conclui.

Fonte: Editora FTD