De 01 de outubro a 06 de novembro de 2016, o Grupo Sobrevento apresenta o espetáculo para bebês Meu Jardim no Espaço Sobrevento (R. Coronel Albino Bairão, 42 – Metrô Bresser, São Paulo, SP), grátis.A temporada desse espetáculo tem apoio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.
Há cerca de 12 anos o Sobrevento pesquisa o Teatro para Bebês e mantém um intercâmbio artístico com a Cia. La Casa Incierta, pioneira do gênero na Espanha. O grupo vem realizando palestras, debates, encontros e oficinas, promovendo apresentações de companhias estrangeiras no país, além de realizar um Festival e um Ciclo Internacionais de Teatro para Bebês nas cidades de São Bernardo do Campo, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Longe de ser uma aventura, esta iniciativa desbravadora parte de um dos mais respeitados grupos teatrais brasileiros e sua seriedade é assegurada por uma carreira sólida de 30 anos, ao longo dos quais o Sobrevento tem mantido um grande renome no meio artístico internacional, tem colecionado os principais prêmios do país e conquistado um público fiel.
O grupo parte do simples princípio de que a capacidade poética e de comunicação é inata em todo ser humano, que tem, em qualquer idade, um direito inalienável à Cultura e ao convívio social. Acredita que um bebê não é uma tabula rasa e que a comunicação com ele é possível, importante e necessária, desde o primeiro dia de vida, que começa antes do nascimento. Sabe que os bebês entendem tudo o que é importante, mesmo antes de aprender as regras gramaticais, de boas maneiras, de convívio social, dentre muitas outras. Não associa entendimento a raciocínio lógico. Questiona o Teatro que o Teatro se tornou e lembra que temos mais a aprender com os bebês que a ensinar-lhes. Lembra que Teatro é comunhão, jogo, encontro, um espaço sagrado de festa e de descobrimentos. Impele-nos a olhar velhas coisas como pela primeira vez e a redescobrir a capacidade de nos maravilhar que já tivemos e que ainda podemos recuperar.
Sinopse
Entediado, em meio a um deserto, um viajante decide criar um jardim. Mas como fazê-lo? A partir do texto da autora belga de origem iraniana Mandana Sadat, o Grupo Sobrevento compõe um espetáculo que fala de esperança, de sonho, do desejo e da possibilidade de transformar o mundo, em uma paisagem que poderia ser o Irã, como poderia ser o Brasil.
A montagem utiliza elementos visuais e sonoros próprios da cultura brasileira e se aproxima da cultura iraniana. Juntas, curiosamente, parecerão familiares a cidadãos de todo o mundo. A estrutura do texto original – publicado em um livro que se lê em idioma ocidental da esquerda para a direita e que se lê em persa da direita para a esquerda, compondo duas histórias semelhantes, porém diferentes – mantém-se nesta montagem, com a construção e a desconstrução do jardim. Uma desconstrução que deixa, entretanto, uma semente como presente de esperança e de possibilidade de recriação, ao alcance de todos nós.
Para o Grupo Sobrevento, criar um mundo, um jardim, do nada, no nada, como o faz em seu espetáculo, como o fez Mandana Sadat ao escrever o seu livro, como fez o público ao ter os seus bebês, é a crença de que há um mundo bonito a ser construído e que a vida, definitivamente, vale a pena.
Grupo Sobrevento
Formado em 1986, o Sobrevento é um grupo profissional de teatro que mantém um repertório de espetáculos e que se dedica à pesquisa, teórica e prática, da animação de bonecos, formas e objetos. Desde sua fundação, mantém um trabalho estável e ininterrupto e tem-se apresentado em mais de uma centena de cidades de 17 estados brasileiros. O grupo esteve, também, no Peru (1988), Chile (1996, 2002 e 2009), Espanha (1997, 1999, 2000, 2001, 2004, 2007, 2008 e 2010), Colômbia (1998 e 2002), Escócia (2000), Irlanda (2000), Argentina (2001), Angola (2004), Irã (2010), México (2010), representando o Brasil em alguns dos mais importantes Festivais Internacionais de Teatro e de Teatro de Bonecos.
Os espetáculos do Grupo são muito diferentes entre si, quer seja na temática, quer seja na forma, na técnica de animação empregada, no espaço a que se destina ou no público a que se dirige. Têm recebido, constantemente, Prêmios ou indicações para Prêmios da importância do Mambembe (Funarte/Ministério da Cultura), Coca-Cola, Shell, APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e Maria Mazzetti (RioArte), sendo sempre apontados pela crítica especializada entre os melhores de suas temporadas. Por duas vezes consecutivas, em 1994 e em 1995, o Sobrevento recebeu do Ministério da Cultura o Prêmio Estímulo, pelo conjunto dos seus trabalhos e “pela sua contribuição ao panorama das Artes e da Cultura do país”. Em 2016, o Sobrevento festeja os seus 30 anos.
Ficha Técnica
Texto: Mandana Sadat
Tradução e adaptação: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas
Interpretação: Luiz André Cherubini e Maurício Santana
Direção geral: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas
Cenografia, bonecos e adereços Grupo Sobrevento
Orientação cenográfica: André Cortez
Figurino: Thais Larizzatti
Direção musical e músicas originais: João Poleto
Iluminação: Renato Machado
Orientação coreográfica: Alício Amaral, Juliana Pardo e J. E. Tico
Produção executiva: Lucia Erceg
Serviço
Meu Jardim
01 de outubro a 06 de novembro de 2016
Sábados e domingos, às 11h
Espaço Sobrevento
Rua Coronel Albino Bairão, 42 – próximo ao metrô Bresser Mooca
Recomendação: teatro para Bebês
Entrada Franca
Lotação: 40 lugares (1 bebê e 1 acompanhante) > Os espetáculos destinam-se a um bebê com um acompanhante. Para proteger os bebês e garantir a qualidade dos espetáculos, haverá reservas pelo telefone (11) 3399-3589 e pelo e-mail info@sobrevento.com.br. Os ingressos devem ser retirados a partir de meia hora antes de cada sessão. As reservas caem 10 minutos antes de cada sessão. Será disponibilizado um máximo de 35 lugares para bebês e 35 lugares para acompanhantes, por sessão. Um acompanhante extra ou outro espectador poderá ser admitido, caso haja disponibilidade de lugares, por ordem de chegada e a critério da produção. O Espaço Sobrevento está especialmente preparado para receber bebês e seus pais: dispõe de assentos especiais para bebês, trocador, assentos sanitários infantis nos banheiros e brinquedoteca.
Fonte: Canal Aberto Assessoria de Imprensa