O Movimento Down reúne e torna acessíveis informações valiosas sobre a síndrome de Down de forma organizada e de fácil entendimento. Desde sua criação, em 2012, tornou-se um espaço de convergência entre pais, familiares e amigos, assim como fonte de conhecimento e pesquisa para profissionais, médicos e instituições de saúde. O resultado do trabalho da organização pode ser conferido gratuitamente em um portal, assim como em publicações sobre temas como educação inclusiva e estimulação precoce. A partir de 2014, passa a trabalhar na produção de informação e conteúdo com foco em crianças de 0 a 12 anos.
Mãe de uma filha com a síndrome, a advogada Maria Antônia Goulart, idealizadora e coordenadora-geral do MD, se sentia incomodada com a falta de informações disponíveis, mesmo para aqueles com acesso a livros, revistas e médicos. Por outro lado, quem tinha conhecimento não dispunha de um canal de compartilhamento, onde pudesse dividir ou mesmo consultar informações. Dessa necessidade percebeu a importância de convergir conhecimento, dúvidas e experiências de uma maneira fácil e democrática. “O Movimento Down é um espaço de acolhimento e sensibilidade. Qual é a medida certa para estimular, para exigir, para afrouxar? Cada indivíduo tem sua própria experiência, mas havendo essa possibilidade de troca, fica mais fácil”, pondera.
Para dar forma ao projeto, montou-se uma extensa rede de colaboradores entre profissionais, instituições e empresas, além de familiares e amigos de pessoas com SD, para desenvolver, de maneira inédita, conteúdo qualificado e acessível para este amplo universo de indivíduos. O portal recebe cerca de 50 mil acessos mensais, o que possibilita a inclusão de pessoas com síndrome de Down e deficiência intelectual de forma contínua. A coluna ‘Fale Conosco’, criada para tirar dúvidas individuais, atendeu, apenas em janeiro e fevereiro de 2014, a cerca de 2.500 pessoas.
A saúde tem papel de destaque no portal. Explicações detalhadas sobre os cuidados necessários com a criança, desde o seu nascimento, estão dispostas numa linha do tempo, dividida por faixa etária. O internauta tem a chance de controlar marcos de desenvolvimento de cada idade, assim como encontrar serviços públicos e privados relacionados por região. Há ainda informações sobre terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, psicomotricidade, psicopedagogia, psicologia, equoterapia e hidroterapia, entre outras especialidades terapêuticas, além de dicas para brincadeiras e estimulações que podem ser feitas em casa.
Questões relacionadas à educação e aos direitos de pessoas com síndrome de Down também tem forte presença no portal, que tem por objetivo não só difundir informações atualizadas, mas também colaborar para a inclusão de indivíduos com síndrome de Down, assim como tornar possível o desenvolvimento pleno de suas potencialidades.
Para acessar: