Sempre Materna

Mudança de colégio no meio do ano pode trazer benefícios para crianças e pais

internet-1024x769

Problemas com a adaptação, mudanças de bairro ou de cidade e dificuldades de relacionamento podem ser motivos para que pais e filhos optem por uma troca de colégio ainda no meio do ano. Apesar de os pais normalmente esperarem para escolher um novo colégio apenas ao fim do ano letivo, tomar esta decisão durante as férias pode beneficiar a criança ou o adolescente que não está bem adaptado e garantir o bem estar da família. O Colégio Mary Ward, localizado no Tatuapé, em São Paulo, discute o tema junto a seus alunos e professores e está preparado para a vinda de novos estudantes no segundo semestre.

 

Para a eleição de uma nova instituição de ensino, cuja proposta escolar seja compatível com a desejada pelos pais, é necessário elencar as razões que motivaram a mudança e debater com a nova escola quais as propostas disponíveis para sanar os problemas anteriores. Este será um ambiente mais acolhedor, humano? Ou um projeto que privilegie a autonomia e garanta espaço para que o aluno se desenvolva livremente? Há uma abordagem diferenciada a depender da faixa etária do novo estudante? Estes fatores devem ser levados em conta para garantir uma adaptação tranquila e satisfatória. “A criança deve ter ciência de que haverá desafios a serem enfrentados, mas também mudanças positivas que o novo cotidiano trará, como novas amizades, aprendizado, rotina”, diz Nice Martini, orientadora educacional do Colégio Mary Ward.

 

É fundamental que o corpo docente esteja preparado para recepcionar os calouros no novo colégio, onde o aluno estará entre colegas que já se conhecem e com o conteúdo letivo em andamento. No Colégio Mary Ward, alunos vindos de outras escolas são recebidos em agosto e há um programa especial para garantir que os jovens se sintam seguros e acolhidos. Os novos alunos realizam uma avaliação diagnóstica para que o Colégio conheça seu perfil e esteja apto a responder às suas necessidades. Nice acrescenta: “O ambiente acolhedor da nova escola favorecerá a adaptação da criança e também da família, que estão chegando em um novo espaço educacional.”

 

Entre as mudanças enfrentadas pelas crianças e adolescentes em sua rotina, a escola precisa respeitar o tempo necessário para que o jovem se sinta à vontade e estar à disposição para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos. Além disso, é fundamental criar um ambiente receptivo junto aos estudantes veteranos, que serão os principais aliados dos professores, coordenadores e diretores para garantir que tudo corra bem com os novos alunos.

 

Sobre o Colégio Mary Ward

O Colégio Mary Ward é uma instituição que desenvolve seus trabalhos de educação há 80 anos, no bairro do Tatuapé, zona Leste de São Paulo.  Com uma infraestrutura diferenciada e instalações de alto padrão, a escola oferece ensino desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e tem como proposta pedagógica a formação de cidadãos que sejam agentes eficazes de transformação com a promoção de valores de fraternidade, humanismo social, caridade, solidariedade, gratuidade, respeito ao diferente, compreensão e tolerância.