Não basta ser pai, tem que participar

shutterstock_84669574

 

Domingo será um dia muito especial para todos os pais. E principalmente para aqueles que participam da vida de seus filhos desde os enjoos da companheira, as vontades malucas na madrugada, o crescimento e movimento do bebê dentro da barriga até a fase adulta. Ou seja, daquele que compartilha em família a sensação inexplicável de ser pai, lembrando que não necessariamente precisa ser o biológico.

 

Pode parecer exagero, mas não é. A presença da figura paterna desde a gravidez traz inúmeros benefícios para o individuo no futuro como segurança, autoestima, independência e estabilidade emocional. Carinhos e conversas podem ser sentidos pelo bebê ainda na barriga, pois a parede do abdômen e do útero não são obstáculos para esse afeto. Participar das consultas médicas, na escolha do quarto, roupas e estar presente na hora do parto também fazem toda a diferença.

 

Além disso, o apoio a gestante é tarefa fundamental para que ela tenha uma gravidez mais prazerosa. A mulher tende a estar mais sensível nessa fase e passa a sentir a necessidade de uma atenção ainda maior do companheiro. E esse apoio pode ser desde uma simples ajuda nas tarefas de casa até para questões emocionais, como alterações de humor e encanações com sua nova fase de vida.

 

Isso quando eles próprios não ficam grávidos também. É isso mesmo que você leu! Uma pesquisa realizada, constatou que 1/4 dos futuros papais têm sintomas característicos como os das gestantes. O estudo contou com dois mil homens e 26% confirmaram mudanças no humor, 10% sentiram desejos por alimentos estranhos, 6% tiveram náuseas, 8% choraram com mais facilidade e 3% alegaram terem sentido as dores do parto.

 

E nos dias atuais não poderia deixar de falar dos famosos “pães”, cada vez mais comuns na sociedade, eles são pais que por motivos diversos se viram na obrigação de ocupar a figura paterna e materna dentro de casa. Eles aprendem com as dificuldades, adquirem experiências e ainda curtem intensamente cada fase dos filhos.

 

Se você é pai de primeira viagem, de muitas outras ou solteiro, pouco importa. Aproveite cada momento com seu filho. Atue em conjunto com sua família e fortaleça um laço de amor e amizade este domingo e todos os outros.

 

Fonte: Dr. Maurício Luiz Peixoto Sobral –  Especialista em Mastologia, Ginecologia e Obstetrícia. – Medellin Comunicação

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, como a SM pode te ajudar?