O Núcleo de Educação em Câncer (NEC) do Hospital de Câncer de Barretos lançou, na semana passada, o projeto “Crianças como Parcerias” e também a websérie “Câncer e Prevenção”.
A primeira ação tem como objetivo desenvolver programas de prevenção de câncer junto às escolas do ensino fundamental através da educação, ensinando sobre estilo e hábitos de vida saudáveis para a diminuição de riscos potenciais do câncer.
O projeto tem como prioridade atingir as crianças de 6 a 10 anos de idade e vai funcionar através de uma plataforma digital lincada ao site da instituição, em que a escola interessada em participar poderá se cadastrar e acessar o material.
”Nossa intenção é que as crianças atuem como mini agentes de saúde, propagando o conhecimento entre sua família e a comunidade. Assim, as ações preventivas desde a infância tornam-se prioritárias dentro de uma cultura da antecipação, pois, nesse sentido, a escola constitui-se num centro de ensino/aprendizagem, convivência e crescimento, na prática de valores fundamentais para o resto da vida com qualidade e prática cidadã”, afirma o coordenador do NEC, Gerson Vieira.
A primeira etapa do “Crianças como Parceiras”, acontecerá em formato piloto com dez escolas parceiras dos municípios de Barretos e de Ipuã. O lançamento nacional está previsto para o ano que vem. O projeto tem apoio do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região de Campinas.
Websérie
O NEC também lançou a websérie “Câncer e Prevenção”, projeto criado em linguagem acessível e destinado a todos os públicos, com o objetivo de divulgar assuntos relacionados aos principais meios de prevenção em câncer, assim como sua origem, desenvolvimento e tratamento.
Os vídeos educativos, que também serão disponibilizados no site do Hospital e através de suas mídias sociais, estão divididos em 16 episódios e contam com a participação de especialistas que abordarão os seguintes temas: Da Célula ao Câncer, Microorganismos, Alimentação Saudável, Atividade Física, Proteção Solar, Saúde Bucal, Tabagismo, Bebidas Alcoólicas, HPV, Papanicolau, Mamografia, Toque Retal, Colonoscopia, Oncogenética e Câncer Ocupacional.
“Com o grande crescimento do número de pessoas acometidas pelo câncer nos últimos anos, cresce também a busca pela informação a respeito do tema, principalmente pela internet. Desta forma, o HCB preparou esta websérie com a preocupação de popularizar e facilitar a informação com relação a prevenção primária e secundária do câncer”, declara o coordenador do NEC.