Os números assustam: segundo dados do Sistema de Informações de Nascidos Vivos, do SUS e Ministério da Saúde, nascem 931 prematuros por dia ou 40 por hora, no Brasil, indicando uma taxa de prematuridade de 12,4%, o dobro do índice de alguns países europeus. Já ao redor do mundo o problema atinge 15 milhões de crianças todos os anos.
Mas, se por um lado a prematuridade existe, por outro há muito trabalho e estudo científico sendo realizado para combater o problema. Um bom exemplo é o que revelou a pesquisa do Centro Médico da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos: o consumo de DHA durante a gestação reduz o risco de parto prematuro, prolonga a gestação, e diminui as chances do bebê nascer abaixo do peso.
Para chegarem a essa conclusão os cientistas estudaram 300 futuras mamães escolhidas aleatoriamente. Metade delas foi suplementada com DHA, um tipo de ômega 3 e as outras receberam um placebo para fazerem parte do grupo de controle. Durante as observações verificou-se que as gestações do grupo suplementado foram mais longas, acima de 34 semanas, resultando em uma menor incidência de partos prematuros. Os recém-nascidos das suplementadas também nasceram mais fortes, com peso maior, quando comparados aos bebês das mães que receberam o placebo.
O ÔMEGA 3 DHA é um ácido graxo essencial, ou seja, ele não é produzido pelo nosso organismo, devendo ser adquirido através da alimentação (salmão, chia, linhaça, castanha e nos vegetais escuros como couve e espinafre) e/ou suplementação. Vale destacar que mesmo ingerindo as fontes alimentares de DHA ômega 3 é muito difícil atingir a dosagem de 200 mg/dia recomendado pelo IOM (Institute of Medicine) para as futuras mamães. Logo, a suplementação é o melhor caminho.
A Sempre Materna acompanha os avanços da ciência e por isso sugere que você converse com seu obstetra sobre o tema, já que no Brasil a suplementação passou a fazer parte da conduta médica, pois os obstetras não têm dúvidas dos benefícios para suas pacientes e seus bebês.
A suplementação de DHA pode ser feita desde o planejamento da gravidez, seguindo por todo o período gestacional e amamentação. Então, cuide de cada detalhe da sua gestação, conheça o Ômega 3 DHA, em mini cápsulas, do laboratório Aché (líder no mercado de suplementação), denominado Proepa Gesta, disponível na apresentação de 250 mg de DHA por cápsula. Além da segurança na marca Aché o produto garante melhores reservas deste ácido para a você e para o seu bebê.