Sempre Materna

Onde mama um, mamam dois!

shutterstock_103650317-720x320

É comum as futuras mamães se preocuparem com o aleitamento materno. E quando a gestação é gemelar as dúvidas são as mesmas, mas em dose dupla. Na hora do choro quem atender primeiro? Os dois devem mamar ao mesmo tempo? O leite será suficiente?

Calma, mamãe!  Com orientação e tranquilidade tudo dá certo. Regina Guedes Barreto, enfermeira pediatra do Hospital e Maternidade Rede D’Or São Luiz, explica que a produção de leite acontece de maneira natural e depende dos próprios bebês. “A quantidade se mantém de acordo com a sucção dos recém-nascidos. Se mamarem com frequência, sem imposição de horários e a pega areolar for adequada, os resultados serão ótimos”, diz Regina.

Beber água continua sendo indispensável para a lactante. Além disso, é importante que a alimentação seja saudável e que haja descanso, se possível junto com os filhos, para que o organismo produza a prolactina – hormônio responsável pela produção do leite materno.

Até adquirir prática, o segredo é colocar um bebê por vez para mamar, assim diminui o risco de desconfortos, como também de ferir os mamilos. Com o passar dos dias a relação se torna mais intensa, a mamãe fica mais segura e os pequenos podem passar para o aleitamento simultâneo. Vale ressaltar que cada filho é único e seus padrões de sucção também diferem. Portanto, intercalar as mamas é sempre importante.

Mãos à obra, Papai!

Após o nascimento dos gêmeos, ele é peça fundamental para auxiliar o trio nas mamadas. “Uma boa função é ajudar a mulher a posicionar os bebês no peito, principalmente se a opção for a amamentação simultânea”, explica a enfermeira.  Além disso, observar a forma que a mamãe segura os bebês, como também a postura em que ela se encontra (a má postura pode gerar dores nas costas desnecessárias para este período), são atividades que podem ser realizadas pelo parceiro.

Outra forma de ajudar é levar a almofada de amamentação para a mamãe e um apoio para os pés. Um copo com água ou suco também será bem-vindo, já que amamentar dá a sensação de boca seca para a mulher. Ser “paiticipativo” e presente faz bem para o casal e, principalmente, para os bebês.