É tempo de falar de pediatria e coronavírus e para este assunto a Sempre Materna conversou com o pediatra e infectologista Dr. Renato Kfouri que também é Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações e nos trouxe informações importantes e tranquilizadoras para o dia a dia dos pequenos.
Sobre a higienização dos brinquedos como devemos fazê-las?
-Depende muito da idade, exemplo: crianças de até 2 anos levam muitos objetos à boca (onde chamamos de fase oral), pois o estímulo de reconhecimento é através do contato com a boca. Brinquedo de crianças menor não ter pontas, não deve ser pequenos, deve ser lavável e de material atóxico, também devem ser higienizados com frequência, dependendo da exposição – se fica no chão, berço.
De quanto em quanto tempo devemos fazer a higienização dos brinquedos?
Não há uma regra, depende do ambiente. Desde que não é compartilhado com outras crianças podem ser higienizados com menor frequência, tudo depende da idade e do numero de crianças que utilizam os brinquedos.
Brinquedos que as crianças e os bebês levam à boca devem ser higienizados mais de uma vez ao dia?
-Não há nada de diferente quanto à higienização, se a criança está em casa de quarentena, diferente do ambiente escolar, onde as crianças ficam em contato com outras e são compartilhados.
“Nanuchas” e agarradinhos entre outros que os pequenos usam para dormir como as mães devem fazer?
Devem ser lavados conforme quaisquer roupas, devem ser trocados diariamente.
Mudando um pouco de assunto, é seguro que as crianças brinquem em quintais agora que estamos em confinamento?
Sim, quanto mais arejado melhor, desde que não haja aglomeração. O quintal de casa é seguro.
Quais brinquedos são indicados nessa pandemia?
Não muda em nada, continua sendo os mesmos brinquedos.
É seguro chamar o coleguinha da criança para brincarem juntos?
Não, não é seguro. O indicado é ficar em casa até mesmo porque o coleguinha irá entrar em contato com outras famílias, compartilhamento de brinquedos. Neste momento não é aconselhável.
Brinquedos de encaixar que ficam no chão, depois vão à boca qual sua dica?
Não há a necessidade de ficar sendo esterilizado, tudo depende da idade. Bebês pequenos que não vão ao chão o ideal é deixá-los no berço onde o intervalo de higienização será menor. A partir do momento em que o bebê já está engatinhando levando a mão a boca o brinquedo não faz muita diferença de ficar sendo higienizado.
Fonte: Sempre Materna