Sempre Materna

Palavra Cantada, Tiquequê e o Filme “O menino e o mundo”

shutterstock_32919730 (2)

A programação contempla atividades ao ar livre nos palcos externos montados em São Mateus e Ibirapuera, além da programação gratuita em teatros, bibliotecas, CEUs, Casas de Cultura em todas as regiões da cidade. 

O Circuito Municipal de Cultura, programa de promoção e circulação de programação da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta programação que contempla dança, teatro, circo, música, artes visuais e literatura em todas as regiões da cidade.

 

A partir de sábado, dia 24, a premiada animação “O Menino e o Mundo”, do diretor Alê Abreu, pode ser conferida em 13 CEUs (Centros Educacionais Unificados), no Centro Cultural da Juventude, Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes e na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato.

 

O domingo terá apresentação do espetáculo “Beatles para crianças” e o show Palavra Cantada, dupla musical infantil formada em 1994 por Paulo Tatit e Sandra Peres, na área externa do Auditório do Ibirapuera, às 17h. O Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo, na zona leste, recebe o espetáculo Toc Patoc, do grupo Tiquequê, às 16h.

Confira a programação completa no site do Circuito Municipal de Cultura: http://circuitospdecultura.prefeitura.sp.gov.br/

>>> INFANTIL

 

> Teatro Infantil

Histórias do Velho Batista

O espetáculo caminha pelos espaços sensoriais e afetivos do ser humano.  Bolo de fubá, café fresco, pão de queijo, os sabores e as cores do sertão preenchem o ambiente periférico urbano e cênico. O contraste do velho e do novo. O encontro poético com as coisas que vivem na memória é a proposta da companhia “De Canto em Canto – De Conto em Conto”.

Dramaturgia, Encenação e Elenco: Paulo Henrique Sant’ Anna

– Serviço:

– Centro Cultural da Penha. Dia 24/10. Sábado às 12h. Duração: 120 minutos. Classificação: Livre. Entrada gratuita.

– Biblioteca Syvia Ortoff. Dia 27/10. Terça às 14h30. Duração: 60 minutos. Classificação: 10 anos. Entrada gratuita.

 

Operilda na Orquestra Amazônica (teatro infantil)

Um espetáculo musical infantil com tema original e encenação colorida e dinâmica, em que a personagem Operilda enfrenta o desafio de contar a história da música erudita brasileira para as crianças em apenas uma hora. Ela tem a companhia de Livrildo, um livro mágico, e de uma camerata de 6 músicos eruditos. O espetáculo recebeu os prêmios APCA 2013 – Melhor Musical Infantil e Prêmio FEMSA – Categoria Especial, por homenagear compositores brasileiros eruditos e populares.

Direção: Regina Galdino;

Texto e interpretação: Andréa Bassitt

– Serviço:

– Teatro Alfredo Mesquita. De 17/10 a 25/10. Sábado e domingo: 16h. Duração: 60 minutos. Classificação: livre. Entrada gratuita (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).

 

 

Era Uma Era (teatro infantil)

Uma caixa abandonada no cenário do espetáculo se abre e, de dentro, surgem todos os personagens que habitam um “Grande Reino Ainda Sem Nome”. Barba Rala, o rei local, deseja a todo custo entrar para a história e poder dar nome ao seu Reino. Porém, para alcançar tal objetivo, é preciso completar 100 páginas do “Grande Livro de Autos”, diário que registra todas as ações vividas. Então, um incêndio muda a história. O que pode salvar a memória de um Reino?

 Dramaturgia: Verônica Gentilin e Cia Mungunzá de Teatro;

Elenco: Sandra Modesto, Virginia Iglesias, Leonardo Akio, Lucas Bêda, Marcos Felipe, Pedro Augusto;

Direção: Verônica Gentilin

– Serviço:

– Teatro João Caetano. De 03/10 a 22/11. Sábado e domingo: 16h. Dias 18/10 e 15/11: apresentação para deficientes visuais e auditivos. Duração: 70 minutos. Classificação: livre. Entrada gratuita (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).

> Contações, peças e atividades

 

Pequenas Histórias de Cantar com Cris Gouveia

Uma apresentação de histórias curtas, em forma de canção, criadas por Cristiano Gouveia. Inspirado nas pesquisas de histórias cantadas, causos populares e nas referências dos bardos e trovadores de tempos antigos, o artista apresenta um repertório variado, com histórias que passeiam pelo lírico e pelo cômico. Além de narrar, ele também se desdobra a tocar uma variedade de instrumentos, como violão, ukulelê, viola, flautas e kalimba.

 

Rodas de festa

Os shows brincantes do grupo foram desenhados com o objetivo de promover a brincadeira e a interatividade através da música. Ao longo da apresentação, instrumentos são distribuídos aos espectadores, que encontram a possibilidade de criação conjunta. As atividades são embaladas por obras do  rico cancioneiro infantil e cantigas de rodas brasileiras. Crianças e adultos se divertem e criam juntos. A brincadeira rola solta!

Recreart

Brincadeiras tradicionais, roda de música e oficinas divertem e educam na apresentação. A recreação, tratada aqui como o brincar livre, dá espaço para a imaginação, a autonomia e o desenvolvimento das crianças. Com dez anos de atuação, o grupo se fundamenta na interação com os pequenos e no estudo contínuo da cultura da infância, do brincar e da educação. Pular corda e elástico, rodar pião, jogar bolinha de gude, corre cotia, oficina de artesanato, montagem de cabanas e muito mais. Um convite à brincadeira.

Videokê infantil

Diversão e cantoria para toda a família! O videokê profissional conta com uma lista de músicas especiais para a garotada soltar o gogó e brincar pra valer. Canções tradicionais, que marcaram épocas, como músicas da Xuxa, Chiquititas, Trem da Alegria, juntam-se a músicas pedagógicas e muito mais. Crianças e adultos têm um encontro marcado com a alegria

 

Canta e Conta

Com mais de 400 apresentações realizadas, o projeto de contação de histórias com música é desenvolvido desde 2009. Formado pela dupla Paula Lisboa (atriz e contadora de histórias) e Marina Siqueira (musicista e psicóloga psicodramatista), a apresentação propõe a contação de história interativa, enriquecida pela participação do público, e musicada com canções do folclore brasileiro e da cultura infantil, em clima afetuoso e descontraído.

Banda Paralela

Com uma formação básica de cinco sopros e duas percussões, o grupo procura resgatar a tradição das bandas brasileiras sob um enfoque inovador. O antigo e o contemporâneo, o clássico e a vanguarda. Dualidades viram coerência a partir dos arranjos criativos em cima de repertório altamente insinuante, alegre e inventivo. As performances proporcionam um ambiente lúdico que encanta a garotada e públicos de todas as idades. A variedade musical privilegia os ritmos brasileiros, como samba, maracatu, xote, maxixe e baião, porém abre espaço para experiências com gêneros pouco usuais para essa formação, como rock, black, pop, funk, e até dance music.

 

Beatles para Crianças

O projeto criado por Fabio Freire (arte educador, músico e diretor musical) parte da experiência de mais de 10 anos do artista com música e com o público infantil. Para formar a apresentação, ele se reuniu com outros 3 músicos e também com o ator, dublador e arte educador Gabriel Manetti. O resultado é um show de rock para as crianças, em que toda a família se diverte e aprecia boa música e boas histórias. O público participa de brincadeiras, sobe ao palco para cantar e tocar com a banda e se delicia com canções que fazem todo mundo dançar.

Gigantes de Ar

O universo circense serve de instrumento para a criação do mundo fantástico proposto pela companhia “PIA FRAUS”. O espetáculo de rua reúne “sketches” inspiradas nas populares apresentações de circo-teatro e nos animais de circo e seus amestradores. Uma verdadeira celebração com palhaços, trapezistas e bonecos infláveis gigantes, elementos utilizados que criam uma atmosfera de humor e poesia circense. Junto disso, um elefante azul de 5 metros de altura, três girafas, leões e um casal de cangurus compõem o elenco de atrações do espetáculo “Gigantes de Ar”. Um verdadeiro “circo” a céu aberto para o público de São Paulo.

Conto Cantado

A companhia “Trupe Pé de Histórias” mostra as aventuras de Nina no fantástico mundo da imaginação. A protagonista está crescendo. O seu dente cai. E o pai lhe pergunta: “o que você vai ser quando crescer?”. Durante a noite, em sonhos, ela encontra personagens do mar, do céu e da terra, que lhe narram o que acontece quando se cresce. Com uma mistura de linguagens e músicas autorais, tradicionais e contemporâneas, o grupo viaja pelo universo infantil em um diálogo direto com a plateia.

 

Concepção e criação: Naya Sá, Tucci Fattore e José Eduardo Rennó

Direção: José Eduardo Renó

Duração: 45 minutos

 

Toc Patoc – Tiquequê

O espetáculo traz a simplicidade como carro-chefe: três banquinhos e uma cesta com instrumentos e adereços são suficientes para encantar as crianças – e também pais e avós – em um show que relembra cantigas de roda e histórias populares. A música é o fio que costura todas as outras linguagens: dança, teatro, brincadeiras e narração de histórias. A apresentação utiliza diversos recursos musicais, como a percussão corporal e os objetos do cotidiano (latinhas, galão de água, caixas de cds, etc), além de diferentes combinações entre as quatro vozes, com o suporte harmônico do violão e cavaquinho.

 

– Serviço:

Dia 25/10 às 16h – Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo –  classificação: livre – duração 60 minutos. Entrada gratuita

Para Lá das Palavras – Pé de Zamba

O terceiro espetáculo do “Núcleo Pé de Zamba” nasceu da percepção da desvalorização da leitura. Os artistas e educadores Andrea Soares, Leandro Medina e Crsitiano Meirelles, nessa apresentação interativa, vivem três menestréis: Prof. Dilson Nário, Contônio de Fadas e Cordélia Poesina. Eles saem dos livros para descobrir qual o motivo do grande desinteresse pela literatura. Com muito humor, eles contam curiosidades sobre a língua portuguesa, narram histórias, ditos populares, quadrinhas e terminam com uma grande roda.

 

Encontro com as Águas – O Anel da Tartaruga

O espetáculo, inspirado no livro de César Obeid, une teatro, narração, poesia e música. A peça conta a história da tartaruga Juliana, que se sente especial por causa do anel que tem na cintura. Com a ajuda de um salmão, ela descobre que o mar está repleto de lixo (seu anel nada mais é do que um anel de garrafa PET, que a deformou). Em vez de desanimar, ela age para auxiliar os seus amigos. O elenco é formado pelo próprio autor do texto e pelas atrizes Pamella Cavalcanti e Patrícia Lima.

– Serviço:

25.10 – 11h I Biblioteca Pública Municipal Cora Coralina – Entrada Gratuita

Pedro Palerma e Outras Histórias (infantil)

O espetáculo do grupo “As Meninas do Conto” incentiva a leitura através da arte com uma grande brincadeira. “O Sapateiro e os Duendes” (Irmãos Grimm), “Mãe D´água e O Macaco perdeu a banana” (Luis da Câmara Cascudo), “As Fadas” (Charles Perrault) e “Pedro Palerma” (Hans Christian Andersen) são os contos da peça. Na apresentação, as atrizes revezam entre narração, música e interpretação, com canções especialmente compostas para o espetáculo interpretadas ao vivo.

– Serviço:

Pedro Palerma e Outras Histórias

25.10 – 16h I Teatro Cacilda Becker

Ninárias: Um passeio pelo mundo através das mais belas canções de ninar 

Dedicado às crianças e a seus pais, o programa contempla canções de ninar de todo o mundo, as chamadas “nina nana“: o canto da mãe para seu filho, o canto do pai, o simbolismo quase místico do canto da noite; a calma e serenidade que, em forma de canção, tocam o coração e acalmam os sentidos. Marília Vargas e Guilherme de Camargo, dois músicos apaixonados pela chamada música do mundo, fizeram uma seleção das mais lindas canções de ninar de diferentes continentes, que serão executadas ao som delicado de diversos instrumentos de cordas dedilhadas, contrabaixo e voz. Será oferecido um pequeno livreto com as letras e ilustrações feitas pelo ilustrador Christopher Zoellner.

 

Ficha Técnica:

Concepção/direção geral e voz: Marília Vargas

cordas dedilhadas: Camilo Carrara e Leandro Ligocki  – cordas dedilhadas

contrabaixo: Pedro Gadelha –

Arranjos: Guilherme de Camargo

Ilustrações: Christopher Zoellner

 

– Serviço:

Dia 25/10 – 15h – Parque Ibirapuera (Área do Palco Externo do Auditório Ibirapuera) – Entrada Gratuita

Bichos do Brasil

Espetáculo circense da “PIA FRAUS” promove uma viagem pelo Brasil através dos bichos de cada região. O objetivo é aproximar os animais de novos públicos, em um espetáculo que busca mostrar a riqueza da fauna nacional através de recursos plásticos. Pautado nos bonecos, na música e na coreografia, a apresentação cria o ambiente da mata e faz uma reverência aos bichos brasileiros. Uma homenagem e um chamado de atenção à natureza.

– Serviço:

24/10 às 16h – Teatro Cacilda Becker – classificação: livre – duração 60 minutos. Entrada gratuita.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura | Assessoria de Comunicação