Sempre Materna

Papai Noel Gourmet

 

Stuffing e sorvete de frutas são ideias do Pequeno Gourmet para as crianças curtirem a ceia de Natal

Ceia de Natal. Mesa farta. As crianças esperam ansiosas pelo Papai Noel e quase nem lembram de comer. Mas pensar em pratos gostosos e divertidos pode ser mais uma razão para os pequenos lembrarem do Natal com alegria. Camila Verdeja, criadora do site Pequeno Gourmet, acredita que, independentemente da idade, a criança deve ser educada a experimentar de tudo, garantindo assim uma alimentação balanceada. “Se não houver restrição é bom os pequenos provarem o peru, o lombo, tender. Mas também é interessante incluir alguns pratos para deixar a ceia mais atraente”, diz Camila.

Uma das sugestões é fazer uma receita muito popular nos Estados Unidos, chamada stuffing. É uma espécie de farofa de pão, que pode ser usada para rechear o peru, por exemplo. “Mas pode ser saboreada para acompanhar uma salada, um grelhado”, afirma Camila. “O stuffing é delicioso e faz sucesso entre as crianças”, diz ela.

E para sobremesa? Que tal colorir a mesa com pratinhos divertidos feitos com fruta? Bem melhor do que doces carregados de açúcar! E que tal chamar as crianças para preparar a sobremesa com você antes da ceia? Tenha certeza que quando as frutinhas forem para a mesa, vai ser um sucesso absoluto!

Receitas

 

IMG_5658

Stuffing (recheio) de maçã com alho-poró e sálvia

Preparo: 55 minutos

Rendimento: 8 pessoas

Ingredientes

6 xíc. de pão integral amanhecido ou tostado em cubinhos (utilizei o pão tipo bagel, mas pode utilizar o francês, de forma, italiano, acho legal variar)

1 cebola picada

1 talo de salsão picado

1 talo de alho-poró picado

2 maçãs grandes ou 3 pequenas sem casca picadinha

Folhinhas de sálvia picada

2 ovos batidos

1 col. de sobremesa de manteiga sem sal

1 col. de sobremesa de azeite de oliva

1 xíc. de molho do próprio assado ou caldo de galinha ou legumes

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Enquanto isso, derreta a manteiga com o azeite em uma frigideira grande e funda em fogo médio. Acrescente a cebola, o salsão e as folhinhas de sálvia picadas. Deixe refogar por dois minutinhos. Coloque o alho-poró e a maçã e deixe refogar por mais dois minutos. Acrescente o molho ou caldo e deixe ferver.

Desligue o fogo e coloque a mistura em um bowl junto com os ovos batidos e o pão em cubinhos. Tempere com sal e pimenta

Coloque em uma forma untada com manteiga, cubra com papel alumínio e leve ao forno por quinze minutos. Descubra e deixe assar por, aproximadamente, mais quinze minutos ou até ficar douradinho.

Sirva como acompanhamento, mas se a ideia for rechear o peru, é só pular a etapa de assar o recheio!

 

Árvore de Natal de frutas

IMG_5659

 

Preparo: 5 minutos

Rendimento: uma árvore

Ingredientes

3 Kiwis

4 Pitangas

6 mirtilos

1 cacho de uvas

Uma colher de sopa de semente de romã

Modo de preparo

Descasque os kiwis e corte em formato semicircular. Posicione os pedacinhos até formar a árvore. Decore com as sementes de romã, os miltilos e as pitangas. Disponha as uvinhas formando a base da árvore. Finalize com uma estrela na ponta. Uma opção para esta decoração é um fatia de carambola. Fica uma graça!

Gorro do Papai Noel com frutas

IMG_5657

Preparo: 5 minutos

Rendimento: 4 gorrinhos

Ingredientes

4 fatias de bananas

4 morangos

4 uvas-passas

4 palitinhos de dente

Modo de preparo

Limpe os morangos e corte as bases. Espete-o em um palito de dente, em seguida espete a banana na parte de baixo e a uva- passa na parte de cima. Pronto, seu gorro está pronto!

Sobre o Pequeno Gourmet

A economista e influenciadora digital Camila Verdeja, 36 anos, foi uma criança “chata para comer”, mas ao ficar grávida de Santiago, hoje com 3 anos, resolveu que o menino não seria como ela e investiu na formação do paladar do filho. Após perceber que suas escolhas estavam dando certo, surgiu a ideia de compartilhar suas dicas e experiências com outros pais. Assim, ela criou o www.pequenogourmet.com.br, um site que apresenta receitas, notícias, estudos e muito mais sobre alimentação infantil saudável e que conta uma média de 44 mil acessos e 36 mil visitantes/mês únicos, tendo 156 mil seguidores no Facebook.

Fonte: Circular Comunicação