Além de suprir algumas necessidades nutricionais dos bebês maiores de 6 meses, lembrando que o aleitamento materno exclusivo deve ser praticado até o 6º mês de vida, a introdução de novos alimentos visa facilitar a transição na alimentação infantil, além de estimular o desenvolvimento da articulação da mandíbula com o maxilar.
A introdução de cada alimento deve ser feita em pequenas quantidades, aumentadas gradativamente para testar a aceitação e a tolerância pelo organismo da criança. Recomendamos, portanto, a introdução gradual das papas em quantidades crescentes, de acordo com a orientação do pediatra e em um rodízio na sua oferta, para diminuir a possibilidade de sensibilização.
MODO DE PREPARO BÁSICO DAS PAPAS:
escolha sempre ingredientes bem frescos, de preferência da safra que, além de serem econômicos, estão no auge do seu valor nutricional.
1- Pique bem miúdo a carne, os legumes, as verduras, a salsa e rale a cebola. Desta maneira o tempo de cozimento será menor.
2- Numa panela grande com 3 litros de água fria, leve ao fogo brando todos o ingredientes, com exceção da margarina ou óleo
3- Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 3 horas, ou até que todos os ingredientes fiquem macios e praticamente desmanchados.
4- Junte a margarina ou óleo de origem vegetal (milho, soja, girassol, algodão), de melhor digestão. Misture tudo muito bem
Atenção: o sal deve ser utilizado na menor quantidade possível.
RECEITA PAPINHA DE FRANGO COM ABÓBORA
Ingredientes:
300g de peito de frango
2 1/1 xícaras de abóbora ou moranga picada
3 xícaras de repolho picado
1 chuchu grande (+ ou – 300g)
1 1/2 colher (sopa) de cebola ralada
2 colheres (sopa) de salsa picada
1 colher de (sopa) de óleo ou margarina
Modo de Preparo:
1- Para não grudar nas mãos, corte o chuchu ao meio e descasque-o sob água corrente. Retire a parte dura central e corte-o em cubos
2- Em seguida, leve todos os ingredientes ao fogo
3- Siga as instruções do modo de preparo básico da papinha.
Rendimento: 12 potinhos
Valor Calórico: 109 cal / pote 150 ml
Característica da papa: tendência laxante
SAFRA: a safra da abóbora vai do mês de janeiro ao mês de julho, do repolho, de abril a setembro e do chuchu de março a junho.
Foto: Freepik
Fonte: Santa Marina