Para cuidar bem do seu filho, você precisa cuidar bem de si mesma em primeiro lugar

tumblr_l7o6xb29zf1qzj5z1o1_500_large

Apesar de todo o zelo e afeto que sente por seus filhos, toda mãe crê que poderia ser melhor ou ainda fazer mais por eles. No geral, para minimizar o sentimento de culpa, elas querem fazê-los felizes, bem-sucedidos e serem capazes de livrar-lhes de todo o mal do mundo.

E é a partir daí, com as melhores intenções, que começam a errar. Muitas mães, culpadas pela falta de tempo, pela dificuldade em dialogar ou em demonstrar carinho, entre tantas outras possíveis razões, acabam por recorrer aos mimos como forma de compensação. Sentem que erraram, que deixaram a desejar e, em vez de rever o próprio comportamento, tentam corrigir a situação. Às vezes, com presentes e bens materiais. Outras, com permissividade ou “quebras de regras”. E quanto maior a culpa, maior a ”troca” a que recorrem para amenizá-la.

As mães, assim como os pais, estão tão preocupadas hoje em facilitar a vida dos filhos e de fazê-los felizes, que se esquecem de impor regras importantes. O melhor que poderiam dar aos filhos são limites e valores para torná-los jovens e adultos capazes de superar os desafios da vida em primeiro lugar. Não que isso os impeça de transgredir vez ou outra. Eles vão se arriscar porque vão crescer, mas aprenderão por conta própria e isso evitará que se tornem pessoas “birrentas” ou mimadas, acostumadas a que tudo seja apenas do jeito delas.

 

Vale lembrar que as crianças são espelhos de mães e pais, elas os amam de maneira incondicional. O poder que temos de influência em nossos filhos é maior que qualquer pessoa.

 

Porém, para influenciar os filhos da melhor maneira, as mães precisam estar muito equilibradas, com sua autoestima garantida. Assim, elas terão segurança de educar seus filhos, dizer-lhes o que é certo e o que é errado.

 

A partir de agora, pense em se dar o melhor dos presentes: o cuidado de si mesma. Isso influenciará a todos que estão a sua volta, especialmente seus filhos.

É com equilíbrio, bom senso, persistência e conhecimento dos seus próprios valores que você terá a segurança para trilhar o melhor dos caminhos ao lado do seu filho, da sua família. Pois uma mãe só poderá ensinar o melhor para seus filhos, se fizer o melhor por ela em primeiro lugar.

 

Heloisa Capelas, terapeuta familiar, autora do livro O Mapa da Felicidade.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, como a SM pode te ajudar?