Evento gratuito busca desacelerar as crianças do universo tecnológico com um dia inteiro de brincadeiras tradicionais, teatro, literatura e música; “Kombi dos sonhos” será uma das novidades desta nona edição
A 9a. edição do SlowKids, previamente marcada para o dia 8 de outubro, foi adiada por conta da condição climática naquela data. A chuva não permitiria que a programação, ao ar livre, fosse contemplada pelos pequenos e toda a família. O evento acontecerá dia 29 de outubro a partir das 9h, no Parque Villa-Lobos, e contará com uma série de atividades lúdicas, teatro, música, literatura e arte.
O projeto visa desacelerar as crianças do universo digital e tecnológico, oferecendo brincadeiras tradicionais, contato com a natureza e com outras crianças. O ato de brincar auxilia no desenvolvimento da criatividade e incentiva a capacidade de se relacionar com outras crianças. Criado por Tatiana Weberman, do Respire Cultura, o SlowKids já recebeu 60 mil pessoas em suas oito edições anteriores. A 9ª edição conta a parceria do Instituto Alana e terá o patrocínio de O Boticário.
A cada dia que passa a infância é reduzida a rotinas intensas ou as brincadeiras são deixadas de lado na substituição de jogos e aparelhos eletrônicos. Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da percepção, da autonomia e criatividade.
“Brincar no parque, jogar bola no quintal com os amiguinhos, desenhar nas paredes… Situações assim fazem parte da memória de infância de muita gente, da época em que voltar para casa com a roupa suja de terra. Mas as coisas mudaram. Porém, ao contrário do que alguns pais podem pensar, romper com o ciclo tecnológico não é uma tarefa fácil, porém, possível. É pensando nisto que criamos o SlowKids, uma grande oportunidade para incentivar as brincadeiras ao ar livre”, explica Tatiana Weberman, do Respire Cultura.
Saúde
Crianças que passam muitas horas por dia na frente de uma tela de computador ou celular têm mais risco de sofrer problemas psicológicos, mesmo que mantenham atividade física intensa. Os dados são de um estudo publicado nesta segunda-feira, 21 de agosto, pelo periódico americano Pediatrics. Até agora, estudos demonstravam que as crianças fisicamente mais ativas compensavam os efeitos negativos das horas passadas em frente a uma tela, e muitos pais acreditam que os filhos pudessem passar muito tempo vendo TV ou jogando, desde que esta atividade fosse compensada com exercícios.
O estudo publicado pela Pediatrics e comandado pelos pesquisadores da universidade de Bristol, na Inglaterra, afirma que as crianças que passavam duas ou mais horas por dia na frente de uma tela eram mais hiperativas, tinham mais dificuldades em se relacionar socialmente e mais problemas emocionais do que aquelas que passavam menos tempo na TV ou no computador, ainda que, fisicamente, fossem bastante ativas.
Atrações
Todas as atrações do SlowKids serão distribuídas na área de piquenique do Parque Villa-Lobos, em meio a árvores. É ali também que um palco será montado para receber o espetáculo Circense Le Petit Potpourri com o Parque do Circo, a Banda Trupe Pé de Histórias e POIN – Pequena Orquestra Interativa. No gramado o espetáculo continua com a Hora do Conto, do grupo Salto Fino e Contação de Histórias com Ateliê da Primeira Infância.
Paralelo com as apresentações do palco, as crianças poderão aproveitar uma série de atividades no gramado, como Erê Lab, Bambolizar, Oficina de Percussão, Yoga para crianças, Feira de troca de brinquedos, Circo com Parque do Circo, Casa do Brincar com brincadeiras tradicionais e passeios pela natureza com Ser Criança é Natural. Outra atração é a Kombi dos Sonhos. Trata-se de um projeto inovador, que levará diversas brincadeiras para praças e parques espalhados pela cidade. Abaixo detalhes das brincadeiras que serão realizadas pela equipe da Kombi dos sonhos no SlowKids.
– Estação Primeira Infância
Experimentação de diversos mobiliários e recursos lúdicos para descoberta motora e sensorial com cores, texturas, sons e cheiros para estimulação do desenvolvimento motor e sensorial com exploração o mundo guiada pelo instinto natural de curiosidade em explorar tudo o que o rodeia.
– Estação de Pintura
As crianças são convidadas a pintar livremente com o corpo e acessórios de pintura com diferentes materiais para exploração do brincar livre e estímulo da criatividade com o trabalho das sensações, descobertas de si e do outro em um espaço de socialização mediada.
– Estação de Música
Instrumentos musicais têm muitos significados nas vidas de adultos e crianças. Eles permitem descobertas cheias de riquezas sensoriais e desenvolvem uma série de habilidades como criatividade, concentração, coordenação, expressão pessoal e muitas outras. Mas a brincadeira pode ir além: experimentar instrumentos musicais na
interação pais e filhos fortalece laços e garante a diversão.
– Estação Bolhas de Sabão
A partir de muita criatividade e do brincar livre, a oficina multissensorial de bolhas de sabão permite desenvolver diversas habilidades com muita diversão.
– Estação de Leitura
A leitura frequente ajuda no desenvolvimento da linguagem e socialização, instrumentos vitais para o raciocínio e para a compreensão do outro. Sabendo disso, a estação de leitura conta com um espaço aconchegante com
diferentes livros para leitura livre em família com muita descoberta, faz-de-conta e diversão
– Estação Motora
Aqui objetos e brinquedos ficaram disponíveis para as crianças com intuito de desenvolver a coordenação motora e equilíbrio. Entre eles estão triângulo escada, pranchas de equilibrio, slackline, pula pula pneu.
Fonte: SlowKids
O SlowKids surgiu da parceria de Tatiana Weberman, diretora da agência Respire Cultura e idealizadora do SlowMovie, e Juliana Borges, produtora da Maria Farinha Filmes, com o intuito de incentivar a integração – criança e natureza, tendo como base os conceitos de sustentabilidade, desaceleração e a importância do brincar. As atividades levam cultura e arte ao ar livre para crianças de grandes centros urbanos, como São Paulo. O Slowkids é realizado em parceria com o Instituto Alana, e já aconteceu no Parque da Água Branca, no Museu da Casa Brasileira, Parque Burle Marx, Parque da Indepêndencia, Parque Villa-Lobos, Uberaba (MG) e agora chega a sua nona edição. www.slowkids.com.br