A técnica do Pilates é benéfica tanto nos nove meses de gestação quanto no momento do parto.
O Pilates não foi apenas uma moda passageira, mas uma modalidade que chegou, agradou e recebe todos os dias novos adeptos. O método criado por Joseph H. Pilates durante a década de 20 tem como base diversas técnicas para controle motoro, entre elas Rolfing, Feldenkrais, Power Yoga, Fisioball, Gyrokinesis. Além disso, o Pilates tem benefícios inúmeros também para as gestantes.
A gestação é uma fase muito especial na vida da mulher, tanto seu corpo quanto o seu psicológico sofrem modificações consideráveis e muitas vezes ela não está preparada para tantas mudanças.
A atividade física vem como um auxílio para enfrentar essa fase, dentre as alterações ocorridas no corpo da mulher, a dor lombar é a maior incidência de queixas. Cerca de 50% das gestantes apresentam este sintoma, que muitas vezes chega a ser considerado normal pelos obstetras.
De acordo com a especialista Maria Militão, educadora física, alguns profissionais da saúde começaram a pesquisar maneiras de aliviar esse incômodo na gestante. “Um estudo feito por Gomes et al, analisou gestantes ao longo do treinamento com o método Pilates e através da “Escala Visual Analógica da Dor” verificou que as gestantes que iniciaram o Programa de Pilates com dor lombar, após 5 semanas relatavam ausência total da dor”, explica.
Os princípios do método Pilates contribuem com as gestantes de uma maneira especial, pois durante os exercícios é usada constantemente a musculatura estabilizadora do tronco, contribuindo para a manutenção de uma postura mais equilibrada.
Além da estabilidade da postura, o método Pilates proporciona benefícios como:
– Resistência da Musculatura do assoalho pélvico
– Força Abdominal
– Maior mobilidade da coluna
– Alongamento
– Melhora da circulação sanguínea
– Relaxamento
– Consciência Corporal
A professora Maria Militão também explica que a gestante deve ter em mente que o Pilates é benéfico tanto nos nove meses de gestação quanto no momento do parto por estar mais fisicamente preparada para os esforços e também no pós-parto, quanto a mãe necessita de maior vigor físico para os cuidados com o bebê.
Portanto, o Pilates pode ser incorporado a rotina de atividade física da mulher antes da gravidez, durante e depois, assim a futura mamãe ficará em forma para a nova fase de sua vida.
PROF.ª MARIA MILITÃO