Projeto Brincante Musical apresenta: PATUSCADA no show Baguncinhas musicais

instituto-brincante-300-240

Show de lançamento do álbum Patuscada Baguncinhas Musicais no Instituto Brincante estimula o imaginário e dá noções de civilidade para crianças de 4 a 9 anos. Diversão para toda a família com entrada franca

 

O universo infantil é lúdico e sem fronteiras. E foi justamente isso que inspirou a dupla Letícia Scarpa e Edu Maranhão na criação do projeto musical autoral Patuscada, destinado a esse público. No próximo dia 1º. de setembro começa a temporada de lançamento do CD.

 

Dialogar com as crianças, estimulando o imaginário e, ao mesmo tempo, propor experiências que ajudarão em sua trajetória de vida é o objetivo deste trabalho. A partir de vivências do dia-a-dia que possibilitam o desenvolvimento educativo e de formação das crianças, fornecendo noções de civilidade, respeito ao próximo, convivência, higiene pessoal, cuidados com o meio ambiente e o despertar para a língua portuguesa são alguns dos pontos presentes em Patuscada. Assim, os compositores criaram arranjos divertidos, em uma concepção que passeia por diferentes ritmos nacionais e internacionais, trazendo uma nuance alegre para o trabalho. Este é o conceito da Patuscada de Letícia Scarpa e Edu Maranhão.

 

O show Patuscada baguncinhas musicais convida o público para um incrível passeio pela floresta com a canção “A Onça Pintada e o Tigre de Bengala”, com temática ecológica. O tecnobrega em “Que Bicho” tem seu descanso na sutileza do acalanto “A Estrela Caiu”´, inspirado em um poema criado a partir do corpo celeste visto pela atriz e compositora Letícia Scarpa.  A agitação do ska “Meia-Noite” encontra respiro no reggae “O Jacaré de Um Dente Só”, que nasceu da história de uma amiga e seu abajur. As canções de inspiração circense “Patuscada” e o “O Gigante” encontram o rock anos 70 de “Vovô Não Tinha Vírgula”, referência direta ao avô e aos familiares da dupla Letícia e Edu (que são primos), assumidamente tagarelas.

 

As 11 canções que compõem o álbum Patuscada – baguncinhas musicais apresentam abordagens e temas ligados à musicalização, à consciência e expressão corporais, à coordenação óculo-motora, às noções de higiene pessoal, de ciências, do uso da linguagem, da pantomima, à exploração espacial e do mundo, entre outros.

 

A festa fica completa com o folk “O Rabo do Olho”, na qual eles exploram a forma como as crianças recebem expressões populares, como essa; o reggae “Tempo Gira” e o rock anos 60 de “Lá no Pé” servem pra agitar a petizada – a música surgiu a partir do comentário de uma criança, que achava que as frutas ‘nasciam’ na gôndola do supermercado ou na banca da feira.

 

Os arranjos “patuscados” – como são e como nasceram

 

Letícia e Edu são próximos não apenas pela afinidade familiar (já que são primos), mas pela música. Em determinado momento em suas trajetórias musicais, notaram que muito do que vivenciavam dentro e fora da relação familiar fazia todo o sentido para o que desejavam criar e falar para as crianças.

 

 

Consultoria pedagógica nas composições do Patuscada – baguncinhas musicais

 

As composições da dupla Scarpa e Maranhão contam com a consultoria pedagógica de Maria Edmir Andolpho de Albuquerque Maranhão, professora, pedagoga e psicopedagoga, que atuou por muitos anos como coordenadora pedagógica e coordenadora do magistério no Colégio XII de Outubro, foi professora de didática e metodologia no Instituto de Educação Beatíssima Virgem Maria, ambos em São Paulo. Maria Edmir também foi Secretária da educação em Piracaia e é autora do livro Educar, destinado a diretores, professores, coordenadores pedagógicos e pais, trazendo esclarecimentos relativos às faixas etárias, seus limites e abordagens para a educação, bem como propostas didáticas e metodológicas.

 

Cenário

O cenário do show foi criado por Letícia Scarpa e Naiana Ribeiro, que responde também pela criação da marca Patuscada e contribuiu na ideia do clipe da canção Patuscada.

 

Por ser um show de lançamento do CD, o cenário traz a marca Patuscada estampada ao fundo do palco, em projeções, o que oferece um colorido especial ao espetáculo.

 

Durante a execução de algumas canções, os clipes das músicas serão projetados no telão de fundo, sem som.

 

Figurinos criados e desenvolvidos com a participação do público a cada espetáculo

 

O figurino do show também criado por Letícia Scarpa e Naiana Ribeiro traz camiseta branca com sobreposição de capas coloridas com as cores do logo, versáteis, que podem ser vestidas e amarradas de várias formas, durante o show (capa, saia, cachecol etc) – criando um efeito colorido e alegre no palco.

 

A cada sessão, antes do espetáculo começar, o público será convidado a “pincelar” as camisetas que serão utilizadas por todos da Patuscada, no palco,na apresentação da semana seguinte. Elas estarão disponíveis no hall do teatro. E, no final de cada espetáculo, a farra com as camisetas poderá continuar. A ideia é cada vez mais estimular a criatividade e a liberdade no dia- a-dia do universo infantil, especialmente para os que vivem e crescem nas grandes metrópoles.

 

Mas…quem inventou esta Patuscada??

 

Edu Maranhão e Letícia Scarpa são parceiros musicais há mais de 8 anos. O primeiro CD de MPB de Letícia Scarpa produzido pela dupla, intitulado “Lê”, já apontava para o público infantil em algumas canções.

 

Os dois compuseram e produziram o álbum Patuscada – baguncinhas musicais, lançado digitalmente em março de 2017 e como álbum físico em dezembro de 2017, após uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo.

 

Em janeiro de 2018, lançaram o clipe da canção Patuscada, dirigido por Rosemeire Saçashima, que foi selecionado para a 17a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, em junho do mesmo ano. Em julho, foi lançado o clipe de animação da canção A Estrela Caiu feito por Malu Dias Marques, com a técnica de lightpainting. As canções também estão sendo transformadas em livros com ilustrações de vários artistas. Um deles, O GIGANTE, está pronto, com ilustrado pela artista plástica Ana Luiza de Paula, em fase de negociação com editoras.

 

Em dezembro do ano passado, o Patuscada – baguncinhas musicais foi contemplado pelo Edital N. 26/2018/SMC/CFOC – Música – 3a Ed. da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, para realizar 5 shows de lançamento do álbum no Instituto Brincante, em São Paulo, em setembro de 2019.

 

Histórico dos pais da Patuscada:

 

LETÍCIA SCARPA

Arquiteta formada pela FAU/USP, atriz habilitada pelo SATED e registrada na DRT sob o n. 7515; fez Super Master Class de música, em harmonia funcional, improvisação, arranjo e composição, na Voice – Centro de Educação Musical. Estudou com atores e diretores como Fernando Vieira, Flávio de Souza, Celso Frateschi, Jean Pierre Kalestrianos, Gerald Thomas, Celso Frateschi e Roberto Lage, entre outros. Aperfeiçoou-se com aulas de dicção e impostação de voz, técnicas de canto, coral, repertório musical, teoria da voz e teclado com Ivonete Vieira, Madalena Nícol, Nancy Miranda, Viviane Keller, Mara Melges e Paulo Brito, entre outros profissionais de prestígio; além de cursar rima com Antônio Nóbrega.

 

Música

Letícia Scarpa compõe canções desde 2007 e lançou seu primeiro CD autoral, , em 2011, no qual também canta e participa dos arranjos e da produção, juntamente com Edu Maranhão. O álbum foi pré-selecionado para o Prêmio da Música Brasileira e recebeu menção honrosa do jornalista Ed Félix, em seu ranking dos 100 melhores do ano. Cantou em jingles e canções para dezenas de clientes. Em 2017, lançou em formato digital, o álbum autoral para crianças Patuscada – baguncinhas musicais, em parceria com Edu Maranhão. O trabalho também recebeu menção honrosa. Em 2018, lançou os videoclipes das canções “Patuscada”, que teve direção de Rosemeire Saçashima, e “A Estrela Caiu”, com concepção e execução de Malu Dias Marques, nos quais participou também da criação e produção. Ainda em 2018, lançou o single Corre-corre, em parceria com Edu Maranhão.

 

Televisão

A artista foi apresentadora dos programas educativos Projeto Ipê / Matemática e Vestibulando, Simulados e Cobertura da FUVEST ao vivo, na TV Cultura; atuou em aulas do Telecurso 2000, nas novelas “Éramos Seis” e “Pérola Negra”, dirigida por Nilton Travesso, Del Rangel, Henrique Martins e Antonino Seabra, no SBT.

Teatro e Cinema

Atuou nos espetáculos: Sauna, de Nell Dunn, direção de Wolf Maya; O Sonho de Alice, musical infantil de Tanah Correa, em Canastrões & Canastrices, entre outros espetáculos.

 

EDU MARANHÃO é compositor, produtor musical e escritor de livros infantis. Proprietário do estúdio Lundu AudioWorks, atua na criação de trilhas sonoras para publicidade, séries de TV e cinema, na produção musical de discos para artistas e na finalização de áudio para canais de internet e programas de TV, além da criação de jingles para todo o Brasil. A diversidade do trabalho produzido para diversos meios ao longo dos anos trouxe para Edu Maranhão a experiência para transitar em diferentes estilos musicais, do eletrônico à bossa nova, do tecnobrega ao rock. Seu disco de estreia como produtor musical e arranjador foi “A Kind of Bossa”, do cantor Rodrigo Del Arc, lançado de forma independente no Brasil e por gravadoras no Japão e Coréia do Sul. O CD , da cantora Letícia Scarpa, mostrou um arranjador com os pés nas raízes da música brasileira, contando inclusive com participação do multiartista Antônio Nóbrega em uma das faixas do disco, que foi pré-selecionado para o 23º Prêmio da Música Brasileira.

 

Em 2017, lançou seu primeiro livro infantil, “Cacto Clóvis”, pela editora Cachecol, com distribuição de 1.500 cópias para todo o país pelo Leiturinha. A publicação conta também com a versão em áudio, narrada por Letícia Scarpa, e 4 músicas criadas e interpretadas por Edu Maranhão.

 

Em 2018, o artista fez seu primeiro trabalho como dublador, emprestando sua voz para o personagem “Didicão” do canal Desimpedidos, o maior canal de YouTube sobre futebol no mundo, com 7,2 milhões de inscritos. Foram 200 programas realizados durante o ano.

 

 

Músicas e composições autorais para todas as idades
Todas as canções de “Patuscada – Baguncinhas Musicais” são compostas por Letícia Scarpa e Edu Maranhão, que também são os intérpretes. As 11 canções do álbum têm como público-alvo crianças de 4 a 9 anos. Mas, claro, crianças de todas as idades podem embarcar nessa grande festa para toda a família.

 

A Patuscada é formada por:

 

Letícia Scarpa: voz

Edu Maranhão: voz, violão, percussão

Luiã Borges: voz, violões, guitarra, banjo, sanfona

Pedro Paiva: voz, bateria, washboard, percussão, samplers

Flávio Caffé: voz, baixo, violão

 

   
   
   
   
   
   

 

Ficha Técnica:

Figurinos: Letícia Scarpa e Naiana Ribeiro

Cenógrafia: Naiana Ribeiro e Letícia Scarpa

 

 

Serviço Show de lançamento do CD Patuscada baguncinhas musicais

 

Curtíssima temporada: apenas 5 shows nos dias 01, 08, 15, 22 e 28 de setembro

 

Horários:

01, 08, 15, 22 (domingos) às 16 horas. A partir das 15h o espaço já estará aberto e a criançada já poderá ‘pincelar’ as camisetas que serão utilizadas pelos músicos e intérpretes na sessão seguinte.

 

Dia 28, sábado, às 17h30. A partir das 16h30 o espaço já estará aberto e a criançada já poderá ‘pincelar’ as camisetas que serão utilizadas pelos músicos e intérpretes na sessão seguinte.

 

Duração do show: 60 minutos

 

Local: Instituto Brincante – Rua Purpurina, 412 – Vila Madalena – São Paulo – SP – Telefone(11) 3816-0575

Entrada franca.

Lotação: 80 lugares

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, como a SM pode te ajudar?