Sempre Materna

Psicóloga dá dicas sobre atitudes que os pais de crianças tímidas devem evitar

pais_com_filhos_timidos

Vergonha de cumprimentar alguém ou falar em meio a um grupo de desconhecidos são algumas das características de crianças introvertidas. De acordo com a psicóloga, psicanalista, e fundadora do Primetime Child Development, Christine Bruder, a timidez é o resultado de experiências que a criança viveu, somadas ao temperamento dela, que geram dificuldades em socializar.

 

Diante essa situação, muitos pais não sabem como proceder, ou acabam interferindo da maneira errada. É preciso auxiliar se perceber que a personalidade introvertida do seu filho está prejudicando o seu desenvolvimento, caso contrário, é apenas um traço de personalidade da criança. A psicóloga afirma que os pais devem evitar ser superprotetores, expor a timidez do filho para os outros, serem autoritários ou forçar a criança a fazer alguma coisa.

 

Um fator que deve ser levado em consideração é que muitas vezes na intenção de ajudar os filhos, os pais acabam influenciando negativamente. “O adulto deve evitar forçar a criança a se socializar, fazer amizades. Ele deve impulsionar o filho de outras formas. Por exemplo, se seu filho não quer ir a uma festa de aniversário, se ofereça para acompanhá-lo; seja parceiro nas atividades, se ofereça como companhia para ajudá-lo a se soltar”, afirma Christine.

 

Outra atitude que deve ser evitada também pelos pais é a comparação. Nenhum filho deve ou gosta de ser comparada com outros. “Toda criança merece respeito e ser amada pelo que ela é”, afirma a idealizadora do Primetime.

 

Fonte:  Primetime Child Development