Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Branca de Neve, A Bela Adormecida … quem nunca ouviu falar desses contos? Os Irmãos Grimm dedicaram suas vidas ao registro de várias histórias infantis. Eles se depararam com o fantástico e o mítico em narrativas comuns do período medieval e acabaram por organizar alguns dos textos que se tornaram clássicos da literatura infantojuvenil no mundo todo.
A brasileira Thais Linhares, decidiu adaptar uma das histórias mais conhecidas dos irmãos alemães. Em Rapunzel, Thais conta por meio de um livro só com imagens este clássico do gênero de Contos de Fadas.
A ilustradora optou por fazer uma adaptação da história original, que apresenta o drama de um casal que queria muito um filho. Ao engravidar, a esposa começou a ter vontade de comer repolhos que cresciam em uma horta ao lado da casa em que morava. O marido apanhou vários desses vegetais para a mulher, até que a dona da propriedade – uma bruxa – descobriu o furto e cobrou um preço terrível: o filho que nascesse seria doado a ela. Veio ao mundo uma linda menina, chamada Rapunzel, a qual foi criada pela bruxa em uma alta torre, bem longe do mundo.
Este conto infantil bastante popular traz, por conta das presenças de Rapunzel – a protagonista que se tornará princesa – e do corajoso príncipe, uma narrativa de coragem, sofrimento, abnegação e triunfo.
As ilustrações de Thais Linhares são bem claras e delicadas, despertando a imaginação do pequeno leitor. Na adaptação brasileira, a ilustradora ainda optou por retratar a “bruxa” como uma espécie de “maga vegetariana”, sem dar peso às imagens.
Rapunzel é uma forma diferente e encantadora de conhecer a história da menina do cabelo comprido. O livro ainda retrata a “travessia” dos percalços da vida, mostrando um processo de amadurecimento pessoal, para que as pessoas alcancem seus objetivos.
Ficha Técnica
Editora Mundo Mirim
Ilustração: Thais Linhares
Indicação Sugerida: Pré-leitor (até 6 anos), pais e agentes de leitura
Número de Páginas: 32