Pesquisadores americanos estudaram como o corpo se aquece na banheira ou no chuveiro. Eles afirmam que algumas mudanças no horário do banho e na temperatura da água podem ajudar as crianças a dormirem mais rápido e melhor. Os resultados, publicados na Revista Sleep Medicine Reviwes, relataram que o tempo ideal para o banho — se você quer ter a melhor noite de sono — é entre uma e duas horas antes de ir para a cama.
Saber identificar a temperatura ideal ou a melhor forma de dar banho no bebê, a pediatra Dra. Loretta Campos separou 10 dicas importantes que poderão ajudar as mamães e os papais:
- Prepare tudo com antecedência: toalhas, produtos de higiene, fralda limpa, roupas limpas.
- Nunca coloque o bebê na banheira quando ela ainda estiver enchendo, com a torneira ou chuveirinho abertos. A temperatura da água pode mudar ou você se enganar com a profundidade.
- Não é preciso ferver a água e nem ser água filtrada.
- Se você tiver torneira de água fria e quente, encha primeiro a banheira com a água fria e depois misture a quente, para não correr o risco de queimar o bebê. Misture bem as duas águas!
- Cuidado com a temperatura da água. Ela deve ficar morna e não quente. Teste sempre antes de colocar o bebê com o dorso da mão ou cotovelo.
- Não abuse de sabonetes e xampus para a pele do bebê não ficar ressecada.
- Para recém-nascidos e bebês até 6 meses coloque cerca de 13 cm de água (mais ou menos 8 dedos) ou o suficiente para acomodar o bebê com água até os ombros.
- Escolha ambientes que não tenham corrente de ar para o banho do bebê. Quando muito pequenos pode dar o banho até no quarto do bebê.
- Seque todas as dobrinhas, de preferência com fralda de pano ou uma toalha fralda. Não passe perfume no bebê! Pode predispor alergia.
- NUNCA deixe seu bebê sozinho no banho, nem por um segundo. Um bebê pode ser afogar em 2 cm de água e em menos de 60 segundos.
Fonte: Dra. Loretta Campos
Pediatra pela Universidade de São Paulo (USP), Consultora Internacional em Aleitamento Materno (IBCLC), Consultora do sono, Educadora Parental pela Discipline Positive Association e membro das Sociedades Goiana e Brasileira de Pediatria. A médica aborda temas sobre aleitamento materno com ênfase na área comportamental da criança e parentalidade positiva.
Imagem: shutterstock