A Semana Mundial do Aleitamento Materno é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 8 de agosto. A S.M.A.M. define, a cada ano, o tema a ser trabalhado, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Este ano o tema é: Amamentar e trabalhar – podemos conseguir!
No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999. Sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País e elaboração e distribuição de cartaz e folder. Tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.
Muito já foi feito nesses 22 anos de ação em todo o mundo para apoiar a amamentação x trabalho. Além disso, as legislações e práticas nacionais mudaram, assim como várias empresas também aumentaram as ações para tornar o aleitamento possível após a volta ao trabalho, incluindo salas de apoio à amamentação e aumento da conscientização geral do direito das mães.
Os objetivos da SMAM 2015 são:
- Conectar esforços multi-setoriais que permitam às mulheres trabalhar e amamentar todos os lugares;
- Desenvolver ações por parte dos empregadores, incentivando ativamente as mães que trabalham para continuar a amamentar;
- Relatar os mais recentes avanços na proteção e defesa dos direitos de maternidade em todo o mundo e criar a consciência sobre a necessidade de reforçar a legislação nacional e da sua implementação;
- Compartilhar, facilitar e fortalecer as práticas que ajudam as mulheres que amamentam e trabalham nos setores informais;
- Envolver-se e trabalhar com grupos específicos, por exemplo, direitos dos trabalhadores, mulheres, sindicatos, associações profissionais… para proteger os direitos das mulheres que amamentam no local de trabalho.
A Sempre Materna acredita na importância da amamentação e por isso indica a pomada Millar, um produto à base de lanolina anidra pura, que previne e trata as fissuras mamárias, protegendo a mama no período pré-natal e durante a lactação. Millar não é tóxico para a mãe e nem para o bebê, e por isso não precisa ser retirado da mama antes da amamentação. Invista na preparação e cuidados com a mama. Não deixe que nada nem ninguém interfiram nesse momento mágico e único que fará com que seu bebê se sinta amado e seguro.