Saiba quais são as principais mudanças na segunda gestação

shutterstock_69235288

Uma gestação nunca é igual à outra, por isso as mamães que decidiram optar ou foram surpreendidas com a chegada de mais um bebê podem ter algumas dúvidas e medos com as mudanças que não ocorreram na gravidez anterior e que, de repente, se fizeram presentes na atual.

De acordo o ginecologista e obstetra Maurício Sobral, as diferenças mais comuns são: a barriga costuma crescer mais rápido, o bebê se movimenta mais cedo do que na primeira gestação, as dores no corpo podem ser mais frequentes e as contrações falsas também. Em relação ao parto normal, geralmente ele é mais tranquilo que o anterior e o seu tempo de duração se reduz pela metade, já que a vagina está mais elástica, porque não é o primeiro bebé que passa pelo local.

Quanto aos cuidados, eles valem para todas as mamães, sejam elas de primeira viagem ou de outras gestações. “É muito importante se investir em uma alimentação adequada, praticar exercícios físicos para equilibrar o peso, controlar a pressão arterial, o nível de açúcar no sangue e ter um bom acompanhamento médico”, explica Sobral. 

Apesar das mudanças, que podem variar de uma gestação para outratodo aprendizado adquirido na primeira gravidez gera menos ansiedade, tornando todo esse processo mais satisfatório e calmo.

 

Fonte: Dr. Maurício Luiz Peixoto Sobral – CREMESP 90722 é Especialista em Mastologia, Ginecologia e Obstetrícia – Medellin Comunicação

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, como a SM pode te ajudar?