Sempre Materna

Saiba qual a melhor idade para engravidar

mulher

Assim como as demais células do corpo, o óvulo também envelhece. Fique atenta ao ‘prazo de validade’ para se ter uma gestação saudável

 

 

Casais em relacionamentos estáveis ou mulheres que já decidiram que querem ter filho sempre tem uma dúvida em comum: qual a melhor idade para engravidar de forma natural, garantindo a saúde tanto da mãe, quanto a do bebê?

 

Embora a primeira menstruação sinalize que a mulher está pronta para ter um filho, o sistema reprodutor feminino só amadurece por volta dos 18 anos.

 

“Entre os 20 e 30 anos é a fase da vida em que a mulher é mais fértil e também está mais propícia para ter uma gravidez tranquila e saudável”, explica a Dra Erica Mantelli ginecologista e obstetra, pós-graduada em Sexologia pela Universidade de São Paulo (USP). “Em contrapartida, não existe um prazo limite para ter uma gestação, porém a partir dos 35 anos os óvulos, assim como qualquer outra célula do corpo envelhecem. Então, quanto maior a idade, menor a qualidade e quantidade deles”, ressalta a ginecologista e obstetra.

 

Além do que, em uma gravidez tardia – falamos aqui a partir dos 35 anos – o risco de complicações como hipertensão, aborto, parto prematuro, má formação e o desenvolvimento de síndromes, como a de Down é maior. Pesquisas apontam que a chance de uma mulher gerar uma criança com a síndrome aos 20 anos é de uma em 1.500, já a partir dos 35 anos é de uma para 250.

 

Porém, para aquelas mulheres que mesmo próximas aos 30 anos não se sentem preparadas para ter uma gestação é possível saber como está à qualidade dos óvulos pela avaliação da reserva ovariana. “São feitos exames como coleta de sangue para avaliar o hormônio folículo-estimulante (FSH), a ultrassonografia e o hormônio antimulleriano, que mostra ao médico o estoque de células germinativas e a qualidade dos óvulos estocados, mas nenhum vai nos falar qual o prazo limite para uma gestação”, alerta.

 

Mas, além do corpo, a mulher também precisa estar psicologamente preparada para as mudanças que a gestação traz. A dica da ginecologista é que independente da idade, a gravidez seja sempre planejada. “Ter boa alimentação, praticar exercícios e fazer o pré-natal são fatores que garantem que a mulher e o bebê passem de forma tranquila e saudável pelos nove meses”, finaliza.

 

Fonte – Erica Mantelli ginecologista e obstetra, pós-graduada em Sexologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Priscila Pegatin Assessora de Comunicação