Exposição apresenta relações entre imaginário popular e cotidiano de trupes circenses familiares. Na programação, atividades de formação e reflexão, espetáculos, intervenções, cinema e vídeo.
A cidade se prepara para receber o circo: são casinhas com ares interioranos, gambiarras com luzinhas preparadas para iluminar o espaço e autofalantes que anunciam a chegada da caravana circense à praça central. Pelas portas e janelas dessas casas, o visitante que adentra o Espaço de Eventos do Sesc Santo André pode avistar brinquedos que evocam o universo do circo, lambe-lambes que carregam poemas, cartazes que divulgam apresentações, LPs lançados por artistas circenses e palhaços, além de outros “cacarecos” capazes de provocar as mais profundas lembranças acerca do imaginário circense.
Trata-se da lúdica e interativa exposição Circo da Gente, em cartaz a partir do próximo dia 24, sábado, como parte do Festival Circos, com entrada gratuita e recomendada para públicos de todas as idades. O espaço permanece aberto para visitação até 2 de novembro de 2014.
Com ambientação que evoca um momento anterior aos grandes circos de lona – remetendo às caravanas circenses europeias, de mambembes, saltimbancos e saltadores – o espaço pretende resgatar sensações relacionadas ao universo circense, presentes no imaginário do público visitante; afinal, quem é que não guarda uma lembrança – mesmo que por meio de um imaginário coletivo – de como é divertido quando o circo itinerante chega a uma cidade? E esse será um dos aspectos centrais abordados pela exposição: recriar a atmosfera que se instaura nessas ocasiões, causando euforia e empolgação nos observadores ao redor.
A interatividade do espaço contempla conteúdo informativo e imagético, recriação cenográfica e equipamentos característicos do universo circense, em uma programação integrada de espetáculos, intervenções, cinema e vídeo. Também serão realizadas atividades de formação e reflexão sobre as artes do circo, que serão desenvolvidas no próprio espaço da exposição: vivências, oficinas e rodas de bate-papo para públicos de diferentes faixas etárias.
Serviço:
Sesc Santo André
Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar
Fone: (11) 4469-1200
Acesso para deficientes físicos
Estacionamento: R$3,00 primeira hora. R$1,00 cada hora adicional. (desconto de 50% para matriculados)