Sempre Materna

Spotify se une a ginecologista e revela a playlist perfeita para o momento do parto

spot

  • Playlist foi cientificamente desenvolvida para acompanhar mulheres durante o parto, desde o início das contrações até o primeiro momento de ver o bebê;
  • A lista possui músicas de artistas como John Legend, P!nk, Regina Spektor, D’Angelo, John Lennon e outros;
  • Referência como obstetra e ginecologista em Nova York, Dr. Jacques Moritz compartilha dicas para as grávidas montarem suas próprias playlists para o parto;

image003

(Foto: Divulgação/Spotify)

Hoje em dia, todo mundo curte música nos lugares e momentos mais inusitados, incluindo até mesmo uma sala de parto, sabia? Playlists para o parto de um bebê fazem parte dos planos de muitas grávidas a caminho da maternidade e, hoje, são mais de 90 mil listas no Spotify. O renomado obstetra e ginecologista de Nova York, Dr. Jacques Moritz, relata que 70% de suas pacientes prepararam playlists especificamente para entrarem em trabalho de parto.

Com base nisso, o Spotify se uniu ao médico para criar a Birthing Playlist, cientificamente desenvolvida (testada e aprovada em sala de parto) para acompanhar as mulheres enquanto dão à luz. A playlist reflete exatamente os momentos do nascimento de um bebê, começando com canções mais lentas e suaves, passando para músicas com batidas mais intensas, para o exato momento da criança nascer. A lista termina com ‘Unaccompanied Cello Suite #1’ de Yo-Yo Ma, para o momento em que a mamãe se depara pela primeira vez com o filho recém-nascido.

 

“A música influencia fortemente o sistema límbico do nosso sistema nervoso central que gerencia nossas memórias, emoções, e como lidamos com medo e a dor”, explica o Dr. Moritz. “Faz muito sentido as mulheres ouvirem música durante o parto como uma fonte de conforto e força. Além disso, os hospitais, especialmente salas de parto, podem ser barulhentos – uma boa playlist ajuda essas mães a se distraírem e se blindarem desses ruídos externos, lidando melhor com o medo e a dor, levando-as a uma experiência de parto mais positiva”.

 

Para aqueles que não quiserem ouvir a playlist do Dr. Moritz, mas sim criar a sua própria lista, ele dá as seguintes dicas:

 

Confortante e familiar: a música durante o parto deve ser confortante e familiar (não confunda com relaxante), a fim de deixar as gestantes mais à vontade. A sala de parto não é o lugar para ouvir uma música ou estilo novo, mas sim para os sons favoritos e familiares. O Dr. Moritz, em particular, recomenda a seleção de músicas favoritas da adolescência, para que se tenha uma lembrança confortável para a alma.

 

Instrumentais pesados: canções para o trabalho de fazer força e empurrar devem enfatizar o instrumental, que a mente processa de forma intuitiva. Músicas com letras, por outro lado, podem ser uma distração. Se você realmente quiser músicas com letras, selecione as que estão num idioma que você não entende, pois pode ter o mesmo efeito que ouvir um som instrumental.

 

Duração e Variedade: como o tempo para o trabalho de parto varia, as gestantes devem criar listas longas com uma grande variedade de artistas. Dr. Moritz recomenda um mínimo de cinco horas de música e dez para as mães de primeira viagem.

 

Beleza: para finalizar, mas não menos importante, as músicas devem falar sobre coisas bonitas e fazer a mulher se sentir maravilhosa. O nascimento de um bebê é altamente emocional e memorável e o som que você vai querer se lembrar desse dia deve manter esse senso de beleza e emoção.

 

Confira abaixo a playlist do ginecologista americano, Dr. Moritz:

 

Birthing Playlist

1.       Pearl Jam – Just Breathe

2.       James Bay – Let It Go

3.       Regina Spektor – Don’t Leave Me

4.       Sigur Rós – Festival

5.       Death Cab for Cutie – Transatlanticism

6.       The Lumineers – Ho Hey

7.       Norah Jones – Sunrise

8.       Craft Spells – After the Moment

9.       Xavier Rudd – Follow the Sun

10.   Lucinda Williams – Fruits of My Labor

11.   John Lennon – Beautiful Boy (Darling Boy)

12.   Colbie Caillat – Capri

13.   D’Angelo – Really Love

14.   Milton Nascimento – Nos Bailes Da Vida

15.   Coldplay – Don’t Panic

16.   Fleet Foxes – Your Protector

17.   Yeah Yeah Yeahs – Maps

18.   Kygo Maty Noyes – Stay

19.   P!nk – Try

20.   Muse – Starlight

21.   John Legend – All of Me – Tiesto’s Birthday Remix

22.   David Bowie, Queen – Under Pressure

23.   U2 – With or Without You

24.   Wilco – Impossible Germany

25.   Arcade Fire – Wake Up

26.   R.E.M. – Nightswimming

27.   Patty Griffin – Heavenly Day

28.   Iron & Wine – Naked As We Came

29.   Beyoncé – Blue

30.   Johann Sebastian Bach, Yo-Yo Ma – Unaccompanied Cello Suite No. 1

 

Para embedar o conteúdo, utilize o código:

<iframe src=”https://embed.spotify.com/?uri=spotify%3Auser%3Aspotifyusa%3Aplaylist%3A3RGuZn0I0WjJoRKR2zWjeV” width=”300″ height=”380″ frameborder=”0″ allowtransparency=”true”></iframe>

 

Fonte: Spotify